Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Resgate no Japão é reforçado com equipes da ONU


 
Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) e sete países vão enviar para o Japão equipes de peritos em avaliação e coordenação de desastres como o violento terremoto que atingiu o país na madrugada de sábado (horário de Brasília).

O governo japonês aceitou a ajuda das equipes da ONU e de países como Austrália, Estados Unidos, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Alemanha, Singapura e México, segundo informou a ONU.

Elisabeth Byrs, porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU, explicou que a equipe do organismo multilateral, formada por sete especialistas, "vai ficar à disposição dos especialistas japoneses para os apoiar e coordenar as equipes internacionais de salvamento".

Os norte-americanos vão mandar 200 especialistas nesse tipo de desastre, incluindo médicos, enquanto as missões dos outros países reuniram um total de 217 especialistas e 30 cães farejadores, além de 22 toneladas de material médico e de salvamento.

Equipes de salvamento de mais 39 países estão prontas para partir para o Japão, caso o governo nipônico peça auxílio.

A ONU indicou ainda que a Telecom Sem Fronteiras vai enviar uma equipa para avaliar as necessidades de comunicações e fornecer ajuda de emergência.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)