Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Tião Viana defende na Inglaterra que economia verde beneficie povo da Amazônia



O governador Tião Viana cumpriu importante agenda na Inglaterra visando a participação do Acre na chamada economia verde, que envolve um conjunto de mecanismos financeiros para valorizar a produção limpa e compensar os excessos das indústrias responsáveis pela emissão de gases. Elas que deverão pagar pela estocagem de carbono a quem conserva florestas, como é o caso do Acre. O governador participou do Fórum Mundial sobre a Empresa e o Meio Ambiente 2011 (Global Forum on enterprise and the environment - Valuin Ecosystem Services: From New Commitments to Strategic Action) que teve como tema "Valorizando os Serviços dos Ecossistemas: De Novos Compromissos para a Ação Estratégica. Este evento promovido pela escola Smith de Negócios e Meio Ambiente, da Universidade de Oxford, reuniu cerca de 600 das mais importantes pessoas interessadas no assunto, desde cientistas até executivos de grandes empresas multinacionais, como a Pepsi e representantes das principais bolsas de valores do mundo.

No Fórum, o governador foi prestigiado com o convite para fazer a abertura do evento, no início da noite do dia 28, ao lado do professor Sir David King, diretor da Escola Smith, e do embaixador Hans Brattskar, diretor para Clima e Iniciativas Florestais do Governo da Noruega. A palestra de Tião mostrou a realidade econômica e social do Acre, e o projeto de desenvolvimento sustentável do Estado, que destacou-se como um dos mais preparados para começar a negociar estoques de carbono, levantando recursos para investimentos e apoio às famílias que vivem nos campos, rios e florestas do Acre. O Fórum foi realizado na própria Escola Escola Smith, em Oxford.

A agenda do governador incluiu também reunião com o grupo de comunicação Sky do Reino Unido, que junto com a WWF desenvolve o importante projeto que envolve a transferência de 4 milhões de libras esterlinas para contribuir com a conservação de florestas no Acre, permitindo a certificação da produção rural e florestal de mil famílias acreanas.

O governador se reuniu com executivos da Sky, liderados por Nicola Powell, coordenadora de Florestas Tropicais e Engajamento, e do WWF, Mauro Armelin, coordenador do Projeto Amazônia, e Dande, coordenador do Escritório WWF no Acre. Eles trataram do Projeto Sky/WWF no Acre, que deve alcançar a meta de certificar mil famílias de pequenos produtores até dezembro.

A partir desses resultados, abre-se possibilidade de novas parcerias, inclusive com a Sky despertando o interesse de comprar estoques de carbono, o que pode contribuir para acelerar o processo de pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais acreanos que trabalham com práticas sustentáveis. "É a forma mais justa e eficiente para preservar a floresta, pagar por esse serviço a quem ajuda a conservar, que são os ribeirinhos, os pequenos produtores rurais, os moradores da floresta e as comunidades indígenas, isso ajuda para uma economia sustentável e para uma melhor qualidade de vida para todos que vivem no Acre, com mais emprego e salário", esclarece o governador.

Fórum discute desafios e propõe soluções para ações relacionadas ao meio ambiente

O Fórum Mundial sobre a Empresa e o Meio Ambiente 2011 é um dos principais encontros internacionais que discutem o meio ambiente. São em média 120 tomadores de decisão global e pensadores para explorar os principais desafios e metas para alcançar a sustentabilidade.

O evento tem como objetivo central a exploração do cenário atual, possíveis cenários, e os principais desafios sistêmicos e oportunidades dentro da biodiversidade. A escola Smith é quem promove a discussão e tem a missão de preparar as empresas públicas e privadas com as soluções, conhecimentos e redes necessárias para enfrentar os grandes desafios ambientais que nosso planeta enfrenta.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)