Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Um dos desafios no Peru é o enfrentamento do narcotráfico



Renata Giraldi*
Agência Brasil


Brasília – Com cerca de 29,1 milhões de habitantes, o Peru tem como desafios a redução da pobreza, a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e ações efetivas de combate ao narcotráfico. O país é o segundo maior produtor do mundo de cocaína depois da Colômbia. Há estimativas indicando que o narcotráfico representa de 2,5% a 6% do Produto Interno Bruto (PIB). O Brasil e o Peru mantêm um acordo de cooperação na tentativa de conter a ação de traficantes.

Especialistas afirmam que ocorre um momento de deslocamento das rotas do tráfico por meio da fronteira da cocaína. Estudos mostram que o cultivo da folha de coca na América do Sul se concentra principalmente na Colômbia, no Peru e na Bolívia. De acordo com os dados, quando o cerco se fecha em um destes países, a rota segue em direção à outra região.

Pelos dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as áreas cultivadas com folha de coca aumentam gradativamente no Peru. Só em 2010 aumentou em 7%. Para a socióloga Cynthia Sanborn, a questão do tráfico foi menosprezada pelos candidatos à Presidência do Peru.

Sanborn levanta suspeitas sobre a presença de dinheiro do tráfico de drogas nas campanhas presidenciais. "Os dois [Ollanta Humala e Keiko Fujimori] têm colegas de legenda e financiadores de campanha acusados de serem traficantes ou lucrarem, ainda que indiretamente, com as drogas", afirmou.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa, e a BBC Brasil.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)