Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

União Europeia estuda impor sanções à Líbia



Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília - Os representantes dos 27 países que integram a União Europeia reúnem-se hoje (23), em Bruxelas, na Bélgica, e examinam a possibilidade de aprovar sanções à Líbia por discordar da forma como o governo trata as manifestações no país. A iniciativa ocorre no momento em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou a violência registrada na Líbia e a repressão de autoridades.

Durante a sessão, os embaixadores também deverão definir uma política comum para a retirada dos europeus que ainda estão na Líbia e têm dificuldades de deixar o país. As informações são da agência pública de Portugal, a Lusa.

No que depender da França e Alemanha, a Líbia deve ser alvo de sanções como punição pela escalada de violência na região e pelo tom ameaçador imposto ontem (22) pelo presidente líbio, Muammar Khadafi, com a finalidade de encerrar a série de protestos no país.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, repudiou a violência na Líbia, mas condenou qualquer decisão que leve às sanções ao país. Segundo ele, o caminho é o do diálogo e da busca pelo fim do impasse.

A porta-voz da Alta Representante da União Europeia, Catherine Ashton, defendeu a suspensão imediata das negociações com a Líbia sobre um acordo de parceria, que foi lançado em 2008. Aston está em viagem ao Egito.

Há suspeitas de que o governo líbio promoveu uma série de bombardeios no país, matando civis, nas ruas de Trípoli, a capital líbia, e Benghasi, uma das principais cidades. As autoridades negam. Porém, relatos de moradores confirmam as informações. Para as Nações Unidas, há indicações também de crimes contra a humanidade.

Números de organizações não governamentais indicam que a quantidade de mortos pode chegar a mais de 400. As autoridades da Líbia confirmaram ontem (22) à noite cerca de 300 mortos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)