Sexta-feira, 5 de dezembro de 2008 - 12h01
A iminência de um conflito sangrento durante retirada das cerca de cinco mil famílias de parte da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, marcado para ocorrer de meados de março a junho do próximo ano, pelo Ministério do Meio Ambiente, já chegou "aos ouvidos do presidente Lula", segundo informa o deputado federal Ernandes Amorim (PTB).
Segundo ele, a informação foi repassada pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, em resposta a uma audiência ocorrida essa semana, com a finalidade de relatar a situação vivida pelos moradores na Flona e entregar um documento, denominado "A Carta de Buritis", contendo alternativas para evitar a saída das famílias que vivem e trabalham na área há quase duas décadas, e anunciando a existência do movimento de resistência pela permanência na área.
O documento foi enviado pelo parlamentar aos Ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Casa Civil, e direção geral da Polícia Federal, conforme solicitação da comissão formada por moradores da Flona e parlamentares que apóiam a criação de alternativas para reconhecer os direitos das famílias que vivem em Bom Futuro.
Na audiência com o ministro José Múcio, o deputado conta que aproveitou para convidá-lo e aos demais ministros e membros do Governo Lula, a participarem de uma nova audiência pública, dentro da Flona, marcada para o próximo dia 14, na localidade Marco Azul, entre os municípios de Alto Paraíso e Buritis. Também estão sendo convidados para a audiência, toda a bancada federal, estadual, Governo do Estado, órgãos ambientais, e os prefeitos dos municípios próximos à área, incluindo Porto Velho, para discutir com os moradores alternativas e evitar conflitos.
"O ministro (José Múcio) nos comunicou que o presidente Lula está ciente do problema, está preocupado e determinou providências. Comunicamos da nova reunião e estamos convocando todas as autoridades para se construir uma saída. Nessa audiência estava presente o coordenador da bancada, deputado Eduardo Valverde (PT), que me parece não está atento ao problema, pois em tom sarcástico nos disse que havia obtido boa votação dos moradores da Flona. Que bom, pois aumenta a responsabilidade, nesse momento, em retribuir a quem o elegeu. Espero que vá a reunião dessa vez para explicar seu posicionamento aos moradores. Não só ele, mas todos que têm compromisso em resolver os problemas de Rondônia e evitar um massacre anunciado, pois as pessoas alegam que de lá só saem mortas", afirma Amorim.
Em recentes pronunciamentos na Tribuna da Câmara dos Deputados, Amorim alertou quanto à responsabilidade de um eventual conflito na Flona do Bom Futuro. "E se vier ocorrer, a responsabilidade será tão-somente do Governo Lula e de seus ministros", alegou nos discursos, com cópias remetidas para o Governo Federal.
Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão
A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout