Quinta-feira, 26 de agosto de 2010 - 10h26
O município de Ouro Preto do Oeste está em alerta nestes dias de clima seco e sem chuva este fenômeno é explicado pela baixa umidade relativa do ar. De acordo com dados do campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, sediado em Ouro Preto do Oeste o mês de agosto vem sendo o mais seco dos últimos sete anos na região. Só para se ter uma idéia, já são mais de 80 dias sem chuvas.
O município vive em alerta devido à baixa umidade relativa do ar que na última quarta-feira (25) chegou a 16% de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% já caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. A temperatura média da cidade de Ouro Preto do Oeste nestes dias é em media de 38,5º C, mas a sensação térmica ultrapassa os 40ºC.
O médico Cristiano Andrade disse que o clima atual, oscilando entre baixas e médias temperaturas, a grande preocupação é com os problemas respiratórios que podem atingir a população. Estima-se que, em média, eles aumentam em até 40%.
Devido ao ar seco, o muco das vias aéreas (composta pelo nariz, bochechas e brônquios) resseca, o que permite a entrada de poluentes. Logo, o organismo acaba perdendo sua funcionalidade normal – por exemplo, no combate a resfriados, gripes, bronquites, sinusites, rinites, entre outras doenças que afetam o sistema respiratório.
“Nessa época do ano, em especial, é extremamente importante cuidar da saúde, mantendo o corpo sempre hidratado através da ingestão de grande quantidade de líquido para evitar o ressecamento do muco e da garganta, e ajudar o organismo a funcionar melhor. Além disso, é imprescindível manter uma alimentação equilibrada”, orienta o médico.
Por ora, principalmente enquanto a qualidade do ar da cidade permanecer em estado de atenção, o médico Cristiano Andrade recomenda que a população evite praticar exercícios e atividades ao ar livre, bem como exposição ao sol entre as 10h e as 17h.
Para evitar a proliferação das doenças respiratórias, evite permanecer em locais fechados, mal ventilados e com muitas pessoas. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite contato com os olhos e a boca.
Fonte: ouropretoonline.com/ Alexandre Araujo
10ª Edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos acontece neste sábado (30)
No próximo sábado (30), a Prefeitura de Porto Velho realiza a última edição deste ano da Feira de Adoção de Cães e Gatos. O evento coordenado pela S
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at