Terça-feira, 27 de abril de 2010 - 09h03
Colocar Rondônia na mídia nacional por boas práticas administrativas e por ganhar prêmios pela implantação de políticas públicas que repercutam positivamente na economia do Estado. De acordo com o pré-candidato ao governo do Estado, Confúcio Moura (PMDB), esse é o sonho que o motiva a candidatar-se a governador de Rondônia nas eleições 2010. Ele revelou esse desejo, numa reunião realizada no último final de semana, com militantes do PMDB do município de Espigão do Oeste. Sob aplausos dos correligionários, Confúcio declarou: “A economia não é ciência exata. Autoestima elevada também promove a economia, a cidade, o estado e o país. Tudo depende do pensar positivo. Falar mal do Estado é muito ruim, termina ficando tudo péssimo”, declarou.
Confúcio acredita que uma boa administração, que eleve o nome do estado, passa pela adoção de uma política municipalista, um governo que trabalhe em parceria com os municípios. “As ações precisam ser discutidas nas bases, uma gestão participativa entre governo e município, respeitando a carência de cada região”.
Em Cacoal Confúcio deu um exemplo de como uma política descentralizada pode repercutir positivamente para o município. “Cacoal tem tudo para virar um pólo de saúde no estado. O município já tem toda a estrutura necessária. Com o apoio do governo, numa política de descentralização dos serviços de saúde, Cacoal com toda a certeza se tornará referência em prestação de serviço de saúde pública”, defendeu.
Em Ministro Andreazza, que tem a sua economia baseada do cultivo do café, o peemedebista acredita que incentivos à agricultura familiar pode contribuir para a expansão da renda do pequeno produtor, já que na região é encontrada ainda grande produção de frutas, como Cacau, Cupuaçu, entre outros. “Em Ariquemes a iniciativa de fortalecer o pequeno agricultor deu muito certo. Criamos o sêlo Prove, que garante a qualidade de produto; capacitamos os agricultores; ajudamos na aquisição de equipamentos necessários para a montagem de uma agroindústria. A prefeitura passou a adquirir o produto para a merenda escolar, através do programa compra direta. Com o sêlo Prove, os pequenos fabricantes rurais estão comercializando seus produtos nos supermercados da região, disputando espaço com fabricantes de renome nacional”, explicou.
Incentivo ao crescimento da agricultura familiar também foi um dos temas abordados em Espigão do Oeste. Um bom exemplo que acontece no município é uma pequena indústria de açúcar mascavo, localizada no Distrito de Nova Esperança, que está desativada, necessitando de incentivos para retornar a produção. “Tudo começa no município. A prosperidade do Estado é alavancada pela economia local. O incentivo então tem que ser na base”, ressaltou Moura.
Nos encontros com militantes do PMDB dos municípios de Ministro Andreazza, Cacoal e Espigão d’Oeste, Confúcio Moura esteve acompanhado dos parlamentares do partido, o senador Valdir Raupp, a deputada Federal Marinha Raupp, e o deputado estadual Amauri dos Muletas. A ex-prefeita de Cacoal e pré-candidata a deputada estadual, Sueli Aragão também estava na comitiva.
Fonte: Daniele Basso
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout
Impactos da Duplicação da BR-364 em Ji-Paraná é discutida na ACIJIP
A Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) recebeu o senador e presidente da Comissão de Infraestrutura em Brasília, Confúcio Moura (