Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DENGUE: Prefeitura notifica e limpa terrenos abandonados antes do dia D



Como uma das ações estabelecidas em preparação ao Dia D em combate a Dengue, que acontece essa sexta-feira (19), a Prefeitura de Ji-Paraná através de suas secretarias responsáveis está notificando os terrenos baldios e realizando a limpeza dos mesmos. A notificação estabelece um prazo para o proprietário fazer a limpeza, e, caso não a faça, a Secretaria Municipal de Obras (SEMOSP) realizará o trabalho que terá o custo revertido na conta do contribuinte.

De acordo com o encarregado da limpeza da SEMOSP, Edmilson de Almeida, cerca de 50% dos moradores tem obedecido a notificação. “Alguns tomam consciência da importância deste ato, mas outros nada fazem, e nestes casos estamos agilizando a atividade. São cerca de 10 terrenos limpos por dia”, destacou.

Um mutirão de limpeza, programado pela Prefeitura com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP) e da comunidade, acontecerá nessa sexta-feira, o Dia D em combate a dengue. “A partir das 8horas, 11 bairros onde foi registrado alto índice de focos do mosquito na cidade estarão sendo visitados pelos agentes para o recolhimento dos entulhos. Mais de 300 pessoas estarão envolvidas na ação que durará o dia todo”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Milton Rodrigues.

As recomendações diretamente ligadas a este Dia D são para os moradores dos bairros Jardim Presidencial, Jardim dos Migrantes, Casa Preta, Dom Bosco, 2 de Abril, Parque São Pedro, Urupá, Novo Ji-Paraná, Nova Brasília, Val Paraíso e Jardim das Seringueiras. “Durante todo o dia, pedimos para que as pessoas vendo a passagem dos caminhões, leve até a calçada seus entulhos para facilitar a limpeza”, acrescentou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.

Parcerias

Com a intensificação dos serviços de prevenção, os números de casos da doença devem diminuir no município. “Entendemos que o envolvimento da classe empresarial nesta luta, é imprescindível. Somente com a integração de toda sociedade é que teremos resultados positivos no combate a esse mal”, enfatizou o presidente da ACIJIP, Marcito Pinto.

Preocupada com o aumento nos casos, a população promete aderir a campanha. “Foi uma atitude bem tomada pela situação que enfrentamos, ainda mais nesse período de chuva. É preciso tomar providências até mesmo punitivas, tudo em prol da conscientização dos moradores”, disse o professor Rubem Olino.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)