Segunda-feira, 15 de junho de 2015 - 18h02
Apenas na RO-205, também conhecida como Linha MC-7, entre Machadinho do Oeste e Cujubim, cinco empresários chegam a produzir, anualmente, mais de 250 mil sacas de arroz e soja, colocando o município entre os grandes plantadores de grãos de Rondônia.
Proprietário da fazenda Ouro Verde, José Nerci Saurin é um dos investidores na região. Em 2014 ele retirou de sua propriedade 48 mil sacas e estima uma produção maior para 2015.
Sem dificuldade para escoar sua safra, José Saurin já pensa em expandir seu plantio. A ideia de aumentar a colheita, segundo Saurin, surgiu com a melhoria da RO-205, trabalho executado pela Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Machadinho. O empresário conta que iniciou o plantio de soja e arroz há cerca de cinco anos, mas tinha dificuldade para escoar os grãos.
Ele afirma que vários produtores perdiam cargas porque os caminhões não subiam os morros e desciam. Relatou que as carretas precisavam de apoio de tratores para subir os morros elevados. Saurin destacou também a produção do empresário André Sauer, seu vizinho, que chega a colher 130 mil sacas de arroz e soja por ano. “Estradas em boas condições é a logística mínima que o governo estadual pode nos fornecer e hoje podemos contar com esse apoio”, declarou.
O residente do DER em Machadinho, Rinaldo Pires, o Ronaldinho, afirma que o governador Confúcio Moura (PMDB) valorizou toda a região de Machadinho quando reativou a Regional do DER que havia sido fechada há quase 20 anos.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab