Segunda-feira, 15 de março de 2010 - 17h39
Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de hoje, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) pediu cautela aos líderes rondonienses no que se refere ao projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, que deve chegar até o estado. A ferrovia foi tema de uma reunião realizada no final de semana na sede da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC), em Vilhena, mas, segundo o deputado, “está mais para um grande discurso eleitoreiro de véspera de eleições do que propriamente algo mais concreto”.
Moreira relatou que houve uma verdadeira comoção na cidade de Vilhena e região devido à expectativa em torno da construção da ferrovia. No entanto, ressalta que a reunião de apresentação e discussão do projeto “foi apenas o primeiro passo”, e não uma garantia de que a obra vá se concretizar em dois ou quatro anos, como afirmam alguns. Vender uma idéia destas – diz ele – seria uma atitude precipitada e irresponsável para com todo o povo de Rondônia.
O deputado citou como exemplo a construção da ferrovia Norte-Sul, iniciada ainda em 1986, no Governo Sarney, e que, passados mais de vinte anos não avançou sequer trezentos quilômetros. “É preciso que os rondonienses saibam que não é uma obra tão simples, que não há mágica nisso. Se uma rodovia estadual leva anos para ser concluída, o que dirá uma ferrovia, que é uma obra muito mais complexa!”, argumenta.
Moreira Mendes elogiou a iniciativa do governador Ivo Cassol que, durante o encontro, defendeu a construção de dois ramais em sentido contrário para acelerar o processo de construção da ferrovia, um saindo de Porto Velho e outro de Lucas do Rio Verde (MT), ambos com sentido a Vilhena. “Aí sim, essa ferrovia se transformaria em realidade”, frisa o deputado.
Ele fez questão de ressaltar que apóia integralmente o projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, ressaltando, porém, que, mesmo com toda a boa vontade demonstrada pelo presidente Lula, a máquina pública não tem condições de cumprir o seu papel num prazo tão curto. “A idéia é bem vinda, mas é apenas o primeiro passo”, reiterou.
Viagens
Em suas viagens pelo interior do estado, o deputado visitou os municípios de Vilhena e Chupinguaia e os distritos de Novo Plano e Guaporé.
Fonte: Claudivan Santiago
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout
Impactos da Duplicação da BR-364 em Ji-Paraná é discutida na ACIJIP
A Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) recebeu o senador e presidente da Comissão de Infraestrutura em Brasília, Confúcio Moura (