A intensa chuva que caiu sobre a região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, no final da tarde e início da noite de sexta-feira 26, causou transtornos aos usuários da BR – 425 entre as duas cidades. Por volta das 19 horas, um bueiro que fica cerca de 30 km distante de Guajará-Mirim sentido Porto Velho não suportou o montante de água e rompeu partindo a pista ao meio, deixando uma enorme cratera de aproximadamente 10 metros de largura por 5 de profundidade, isolando assim o município do resto do Estado.
O 6º Batalhão de Polícia Militar logo que foi informado da situação, buscou as três emissoras de rádio local para informar os condutores de veículos a respeito do fato. Mobilizou também o Policiamento em viaturas, tanto de Guajará-Mirim como de Nova Mamoré, a fim de sinalizar e orientar os motoristas desavisados. Somente o trânsito de carros pequenos, motos, nos dois sentidos, foi desviado a pegar a 1ª Linha do Distrito do Iata, carretas e caminhões retornam ou aguardam.
Na manhã de sábado 27, a guarnição do sargento Casara e PM J. Alves conduziu o Major Marconatto comandante do 6º BPM ao trecho mais afetado da rodovia e em outros lugares que sofreram avarias. Depois da visita aos trechos críticos Marconatto se deslocou a Rádio Guajará FM e informou a população de como se encontram os locais afetados pela enxurrada, ele pediu aos motoristas que só peguem a 425 em caso de urgência, pois a 1ª Linha única vicinal que restou não comporta um grande fluxo de carros.
Disse ainda que duas viaturas do Batalhão Mamoré, se encontram efetuando o Policiamento Ostensivo no controle do tráfego na vicinal e permanecerão até o DNIT construir um desvio. As guarnições estão orientando os motoristas que se arriscam a continuar na estrada de cascalho, que por causa das chuvas está enlamaçada.
Engenheiros e técnicos do DNIT antes do meio dia 27, já estavam no local para tomar as primeiras medidas. A Prefeitura da Pérola do Mamoré após contactada pelo Major Marconatto, encaminhou maquinário à 2ª Linha do Iata, pois um bueiro foi arrastado pelo aguaceiro que cortou a estrada vicinal em duas. Segundo dados de funcionários da prefeitura que estão trabalhando na 2ª Linha, a previsão de finalizar os serviços será no domingo à tarde, se não chover.
Acidentes
Antes da chegada dos Policiais Militares, na sexta à noite, três veículos sofreram acidentes próximo ao local do rompimento, com apenas danos materiais, e nenhuma pessoa ferida.
Fonte: Lenilson Guedes/foto PM Almeida/6º BPM
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)