Sábado, 30 de maio de 2015 - 14h18
O governo de Rondônia lança segunda-feira, 1 de junho, a pedra fundamental para a construção do Hospital Regional de Ariquemes. Na mesma solenidade, marcada para as 9 horas, o governador Confúcio Moura assina a ordem de serviço para o início das obras.
O novo hospital faz parte do programa de descentralização do atendimento de média e alta complexidade no Estado. De acordo com o projeto, o hospital terá 140 leitos, sendo 113 de internação, seis de unidades de cuidados intermediários, 20 leitos unidade de tratamento intensivo (UTI), seis leitos de recuperação pós-anestésica e cinco centros cirúrgicos.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, a capacidade gerada pelo novo Hospital Regional de Ariquemes vai atender além do município, pacientes de cidades vizinhas e que tinham como destino os hospitais da capital, Porto Velho.
Com o novo hospital, estima-se que o estrangulamento do atendimento nas unidades de Saúde de Porto Velho, principalmente o João Paulo II, seja reduzido em pelo menos 40%.
No total, serão quase sete mil quadrados de área construída. A obra está orçada, inicialmente, em R$ 35 milhões. De acordo com o secretário, a construção do moderno Hospital Regional de Ariquemes é mais um imenso passo dado pelo governo de Rondônia para levar atendimento de qualidade à população do Estado.
Ele destaca que a infraestrutura da nova unidade de Saúde vai atender a nove municípios no entorno de Ariquemes, o chamado Vale do Jamari. A meta do governo, explica Pimentel, é criar cidades pólos: Porto Velho, Cacoal – que recebeu recentemente investimento de grande porte com implantação do atendimento de alta complexidade em urgência e emergência -, Guajará-Mirim e Vilhena.
INFRAESTRUTURA
O início da transformação de Ariquemes em cidade polo no atendimento de média e alta complexidade iniciou em 2014 com a inauguração do moderno centro de hemodiálise.
Segundo Williames Pimentel, a obra atendeu a uma reivindicação antiga de pacientes renais crônicos que viajam duas vezes por semana para Porto Velho para receber o tratamento. A Associação dos Amigos e Portadores de Insuficiência Renal de Ariquemes (Aspidervida) comemorou a iniciativa do governo de Rondônia.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontam um investimento de mais de R$ 5 milhões para a construção e equipagem do centro.
No total, 22 máquinas modernas, com sistema de triplo filtragem de água estão instaladas. Elas têm a capacidade de atender até 120 pacientes por semana. Um marco inimaginável em se tratando de serviço de saúde oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS), relata o secretário.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Divulgação
Decom - Governo de Rondônia
Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura
Diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Madeira já enfrentam os impactos severos da cheia, que em algumas regiões do baixo Madeira ultrapasso
Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços
A Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas ações de fiscalização e melhoria da infraestrutura urbana. Na noite de sábado (29), o prefeito Léo Mor
Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira
O avanço das águas do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho e dentro das comunidades ribeirinhas vem mobilizando a Prefeitura, através da ins
Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural
Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem