Sábado, 30 de maio de 2015 - 14h18
O governo de Rondônia lança segunda-feira, 1 de junho, a pedra fundamental para a construção do Hospital Regional de Ariquemes. Na mesma solenidade, marcada para as 9 horas, o governador Confúcio Moura assina a ordem de serviço para o início das obras.
O novo hospital faz parte do programa de descentralização do atendimento de média e alta complexidade no Estado. De acordo com o projeto, o hospital terá 140 leitos, sendo 113 de internação, seis de unidades de cuidados intermediários, 20 leitos unidade de tratamento intensivo (UTI), seis leitos de recuperação pós-anestésica e cinco centros cirúrgicos.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, a capacidade gerada pelo novo Hospital Regional de Ariquemes vai atender além do município, pacientes de cidades vizinhas e que tinham como destino os hospitais da capital, Porto Velho.
Com o novo hospital, estima-se que o estrangulamento do atendimento nas unidades de Saúde de Porto Velho, principalmente o João Paulo II, seja reduzido em pelo menos 40%.
No total, serão quase sete mil quadrados de área construída. A obra está orçada, inicialmente, em R$ 35 milhões. De acordo com o secretário, a construção do moderno Hospital Regional de Ariquemes é mais um imenso passo dado pelo governo de Rondônia para levar atendimento de qualidade à população do Estado.
Ele destaca que a infraestrutura da nova unidade de Saúde vai atender a nove municípios no entorno de Ariquemes, o chamado Vale do Jamari. A meta do governo, explica Pimentel, é criar cidades pólos: Porto Velho, Cacoal – que recebeu recentemente investimento de grande porte com implantação do atendimento de alta complexidade em urgência e emergência -, Guajará-Mirim e Vilhena.
INFRAESTRUTURA
O início da transformação de Ariquemes em cidade polo no atendimento de média e alta complexidade iniciou em 2014 com a inauguração do moderno centro de hemodiálise.
Segundo Williames Pimentel, a obra atendeu a uma reivindicação antiga de pacientes renais crônicos que viajam duas vezes por semana para Porto Velho para receber o tratamento. A Associação dos Amigos e Portadores de Insuficiência Renal de Ariquemes (Aspidervida) comemorou a iniciativa do governo de Rondônia.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontam um investimento de mais de R$ 5 milhões para a construção e equipagem do centro.
No total, 22 máquinas modernas, com sistema de triplo filtragem de água estão instaladas. Elas têm a capacidade de atender até 120 pacientes por semana. Um marco inimaginável em se tratando de serviço de saúde oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS), relata o secretário.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Divulgação
Decom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab