Sábado, 12 de abril de 2014 - 12h59
Agricultores do município de Nova Brasilândia do Oeste receberam na última quinta-feira, 10, títulos de propriedade rural, do Programa Terra Legal, do Governo Federal, em parceria com o Governo de Rondônia. No anfiteatro de Nova Brasilândia foram entregues 760 títulos a produtores rurais que esperaram o documento por cerca de 30 anos.
Festa
O município estava em clima de festa, afinal, tinha gente que há 30 anos esperava por este momento: “o povo queria muito que isso acontecesse, pois o documento de titularidade do seu pedacinho de terra é um sonho que agora virou realidade. O Governo do Estado está registrando Rondônia de fato e de direito na nossa História”, afirmou o prefeito de Nova Brasilândia, Gerson Neves, que ainda aproveitou para agradecer pelos 11 km de asfalto recém-realizados no município.
O governador Confúcio Moura disse que agora quem está recebendo o título é o dono da terra e pode deixa-la em herança para seus filhos, pode fazer financiamento, tem o imóvel mais valorizado, e aconselhou para que os produtores não vendam as suas terras, pois hoje “esse pedacinho de chão é um patrimônio seu que ninguém rouba e nem vai tirar. Zele por ele”, comentou o governador.
No local havia mais de 700 pessoas que ouviram atentamente as autoridades que parabenizaram a perseverança do homem do campo. A coordenadora estadual do Programa de Regularização Fundiária da Secretaria de Agricultura (Seagri), Edinéia Gusmão, disse que este momento é muito importante para todo o Estado de Rondônia “pois todos estão sendo beneficiados com o programa Terra Legal, desde o homem do campo até as administrações de cada município, porque a titulação abre as portas para mais financiamentos, ampliando a produção e gerando mais dinheiro e trabalho no mercado.
Renda rural
O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, disse que a titulação das terras vai mudar a realidade do campo, principalmente para os agricultores que trabalhavam sem acesso ao crédito. “Com o documento da propriedade, muda a realidade de vida, porque passa a haver recursos para a melhoria da propriedade e, com isso, há um maior volume de recursos que vai circular no meio rural, melhorando a vida da família em geral”.
Espera
“Esperei 29 anos por este momento. Agora estou recebendo o meu tão sonhado título definitivo da minha terra”, afirmou feliz o agricultor José Gonçalves Coelho. “Recebi o título de posse de 27 hectares que fica na linha 126, km 17 norte, de Nova Brasilândia. Hoje eu tenho café e gado, mas como vou poder fazer financiamento, vou aumentar a produção e diversificar o que produzo com outras culturas”, afirmou sorridente, ao lado da esposa Marlúcia de Sousa.
Mercedes Martins Breseanini, de 81 anos, também recebeu o seu título definitivo de posse de 25 hectares de sua terra que fica na linha 134, km 13 sul. Apesar da idade, ela garante que vai aumentar a produção de leite e gado de corte. Muito feliz, ela afirmou: “eu trabalhava na terra mas ela não era minha, mas agora é. Este é um sonho que o Governo do Estado está realizando na minha vida. Obrigado governador”, agradeceu emocionada.
Participaram também da solenidade o Senador Valdir Raupp, os deputados estadual Edson Martins; Jean de Oliveira e Eurípedes Lebrão; o delegado Geral da Polícia Civil da Zona da Mata, Renato Murare e o Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani.
Fonte: Aristides Araújo / Decom
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n
Rodoviária de Porto Velho não será fechada, mas terá setores isolados
O Secretário de Obras e Pavimentação de Porto Velho, Geraldo Sena Filho, assegurou nesta manhã que a rodoviária da capital não será totalmente fecha