Sábado, 14 de junho de 2014 - 16h44
Com um déficit habitacional de quatro mil moradias, o governo do estado reduziu nesta sexta-feira, 13, pelo menos 15% do problema de moradia de famílias carentes entregando as primeiras 593 casas populares em Ji-Paraná nos Bosques dos Ipês I e II. O novo empreendimento habitacional já está com 30% da edificação pronta para acomodar 1456 famílias. As habitações populares fazem parte dos programas Morada Nova, do governo do estado, e Minha Casa Minha Vida, do governo federal. A prefeitura participou do processo.
Idoso conquista casa aos 70 anos
O idoso Antônio de Souza Campos, 70 anos, vive da aposentadoria e mora sozinho do bairro Nossa Senhora de Fátima, 2º distrito de Ji-Paraná. “É uma alegria muito grande ter o meu cantinho bem organizado”, disse ele, instantes antes de receber as chaves.
A meta do governo é construir moradias dignas a 20 mil famílias em todo o estado beneficiando diretamente as pessoas carentes.
“Os empreendimentos imobiliários estão sendo construídos nas principais cidades rondonienses onde o déficit é maior”, destacou o secretário Márcio Félix, da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a pasta responsável pelos programas de habitação popular “Morada Nova” e “Morar Melhor I e II”. “O povo de Rondônia não assiste a este desenvolvimento social há cerca de 30 anos”, enfatizou o secretário Márcio Félix.
Autoridades estaduais, federais e municipais participaram da solenidade. O senador Acir Gurgacz destacou que até pouco tempo habitação para carentes em Rondônia era só por meio de invasões. “Nesta gestão do governo estadual isso não mais acontece, pois essas pessoas estão sendo beneficiadas com casas dignas”, disse o senador. Para o superintendente da Caixa Econômica Federal Márcio Augusto de Lima Mourão, o banco oficial trabalha para construir um Brasil melhor por meio da realização de sonhos como este: o da construção e da entrega de casas populares.
Shirlei Cordeiro Machado foi uma das primeiras a receber as chaves da nova casa. “É outra coisa. Lá onde moramos vivemos de favor em dois cômodos”, declarou a dona de casa, que recebeu uma casa especial para deficiente físico devido aos cuidados que ela tem com a filha Leila Cordeiro, vítima de paralisia cerebral. A nova casa é composta por dois quartos, sala, cozinha e banheiro totalmente adaptado para atender a necessidade de pessoa com deficiência física.
“Vamos para o novo endereço assim que a energia estiver ligada”, disse Márcia Cristina Oleias, moradora do bairro Primavera, sorridente por não mais ter que gastar com aluguel. “Estou muito feliz. São apenas R$ 25,00 por mês e tem data para quitar”, comemorou Oleias.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio
Decom - Governo de Rondônia
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n
Rodoviária de Porto Velho não será fechada, mas terá setores isolados
O Secretário de Obras e Pavimentação de Porto Velho, Geraldo Sena Filho, assegurou nesta manhã que a rodoviária da capital não será totalmente fecha