Quinta-feira, 14 de maio de 2015 - 08h09
Dentro do quadro de especialidades oferecidas a população jaruense, duas nutricionistas atendem em média 200 pessoas por mês, com orientação sobre reeducação alimentar.
A nutricionista Letícia Luana Alves Ferreira atende no Posto de Saúde Carlos Chagas de segunda a quinta-feira, a partir das 13h. Já a nutricionista Ligia Onerzog, atende segunda, quarta e quinta-feira, nos dois períodos.
De acordo com a nutricionista, a orientação de um profissional para a reeducação alimentar é indispensável. “Quando a pessoa faz dieta por conta, ela pode ter um distúrbio no metabolismo, o que pode acarretar obesidade, má nutrição e até anemia”, relatou Letícia.
Dados do Ministério da Saúde revelam que os brasileiros estão cada dia mais acima do peso. O excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país. Essa taxa, nove anos atrás, era de 43% - o que representa um crescimento de 23% no período.
Ainda segundo Letícia, o hábito de se alimentar bem é essencial para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças.
Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil.
Para passar por uma das nutricionistas do município, o paciente precisa ter um encaminhamento de algum profissional da saúde: como médico, psicólogo, enfermeiro ou agente comunitário de saúde. O atendimento é por ordem de chegada.
Fonte: Clemilson Rodrigues
Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho de forma escalonada
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) informa que o transporte coletivo de Porto Velho voltou a funcionar de forma red
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)