Domingo, 16 de novembro de 2014 - 08h58
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) entregou oficialmente na noite da última sexta-feira (14) mais duas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no município de Ji-Paraná. A primeira solenidade de entrega aconteceu às 18h, na rua Sete de Setembro, nº 1801 no bairro Casa Preta.
Esta unidade está em funcionamento desde agosto de 2013 e iniciou as atividades com 273 alunos. Ela possui 5 salas de aula e 2 laboratórios de Informática, oferecendo os cursos como o de Fotógrafo, Aprendizagem em Vendas, Auxiliar de Recursos Humanos, Balconista de Farmácia, entre diversos outros, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e pelo Ensino a Distância (EAD). Em 2014, foram ofertados 27 cursos.
Em posição de honra, com a presença de diversas outras autoridades, o presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, relembrou o compromisso que havia feito sobre a interiorização do Senac e aproveitou a oportunidade para falar da publicação do edital para a construção também de uma nova unidade do Sesc em Ji-Paraná. O senador Valdir Raupp, que se fez presente na solenidade, enalteceu o papel da Federação e reiterou o apoio do Congresso Nacional nas atividades do Sistema. “A Federação alavancou o desenvolvimento no estado. O Senac tem realizado um grande trabalho e nós daremos sempre apoio a todo o Sistema S”, ressaltou o senador.
A gerência do Senac de Ji-Paraná também atende os municípios de Ouro Preto D´Oeste, Jaru, Presidente Médici, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Nova União, Urupá, Teixeirópolis, Mirante da Serra, Alvorada D´Oeste, Castanheiras e o distrito de Vila Palmares. Também participaram desta cerimônia, o Diretor Regional do Senac/RO, Hilton Gomes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná, Hugo Araújo, a vereadora Márcia Regina de Souza, o prefeito Jesualdo Pires, entre outras autoridades.
Na oportunidade, 24 alunos do curso de Auxiliar Administrativo receberam seus certificados de conclusão de curso.
Parceria com o Legislativo
A segunda inauguração da noite foi a da unidade conjunta do Senac com a Escola do Legislativo, situada em uma das maiores e mais movimentadas avenidas da cidade, na Brasil, nº 1009 no bairro Nova Brasília. Esta nova unidade já começa a atender nesta segunda-feira (17) e prevê a realização dos cursos de Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Inglês Básico e Espanhol Básico para o começo de 2015.
O Senac atenderá neste novo prédio, com duas salas de aula e um laboratório de Informática e terá a capacidade de formar cerca de 2 mil novos profissionais por ano. Os cursos serão ofertados através do Pronatec e PSG.
As duas escolas funcionarão em conjunto no mesmo espaço. A Escola do Legislativo já atua no município há 12 anos, em espaços cedidos pela Câmara Municipal e CDL. “Hoje estamos entrando para a história, pois desta forma, podemos mostrar que o setor público pode sim ser parceiro do setor privado” ressaltou Raniery Coelho.
O deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Hermínio Coelho, participou da cerimônia e se comprometeu em ofertar cursos baseados na demanda e a buscar soluções para a instalação da escola também em outros municípios. O prefeito Jesualdo Pires falou da dificuldade de se conseguir mão de obra qualificada e parabenizou a parceria firmada. “Esse é um exemplo que deve ser seguido e essa parceria deveria se estender para outras cidades” afirmou Jesualdo.
Após os pronunciamentos, todos os convidados conheceram os alunos do curso de “Autoestima e Motivação” dos alunos da Escola do Legislativo. Em seguida, participaram do descerramento da placa e de um coquetel oferecido no local. Também participaram da solenidade os deputados Euclides Maciel e Maurão de Carvalho, a diretora pedagógica da Escola do Legislativo Elaine Vilar, o presidente da ACIJIP, Hugo Araújo entre outros.
O Senac chegou em Ji-Paraná em 1999 funcionando em salas alugadas. Em 2002, o município teve sua primeira unidade física, o Senac 2 de Abril.
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n
Rodoviária de Porto Velho não será fechada, mas terá setores isolados
O Secretário de Obras e Pavimentação de Porto Velho, Geraldo Sena Filho, assegurou nesta manhã que a rodoviária da capital não será totalmente fecha