Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP emite recomendação para fazer cessar corte raso de árvores sem vistoria em Pimenta Bueno



O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, expediu notificação recomendatória ao Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo daquele Município para que adote providências administrativas e até judiciais, se necessário, para fazer cessar o corte raso de árvores, atualmente realizado a partir de simples vistoria. Para o MP, o método é desprovido de critérios técnicos e insuficiente para mensurar impacto ambiental.

Emitida pela Promotora de Justiça Sabrina Andrade Galdino, a recomendação também instrui que seja realizada, no prazo de 60 dias, fiscalização junto aos locais onde foi efetuado o corte raso de árvore, a fim de constatar se o replantio foi realizado pelos autores dos pedidos administrativos direcionados à Secretaria de Meio Ambiente. Em caso negativo, o órgão deverá expedir as devidas notificações para o cumprimento da obrigação.

Outra orientação é a de que sejam adotadas medidas administrativas e judiciais, se necessárias, objetivando o cumprimento integral da sentença condenatória exarada na Ação Popular 0004280-81.2012.822.0009/TJRO. A decisão condiciona o corte raso de árvores à realização de estudo e relatório de impacto ambiental prévio. Na recomendação, o MP informa que tais estudos deverão ser dotados de registro fotográfico e dados técnicos que comprovem a necessidade do corte raso de árvores e, alerta para a realização de fiscalização do plantio de novas árvores em substituição àquelas cortadas.

A notificação recomendatória nº 004/2015 é um desdobramento de investigações do Ministério Público que dão conta de que árvores vêm sendo erradicadas em Pimenta Bueno sem a realização de estudo e relatório de impacto ambiental detalhado. As ações   são executadas apenas com base em vistoria desprovidas de parâmetros técnicos.

O Ministério Público também constatou a omissão da Secretaria em fiscalizar o replantio de árvores cortadas.


Fonte: Ascom MPRO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Madeira já enfrentam os impactos severos da cheia, que em algumas regiões do baixo Madeira ultrapasso

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

A Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas ações de fiscalização e melhoria da infraestrutura urbana. Na noite de sábado (29), o prefeito Léo Mor

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

O avanço das águas do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho e dentro das comunidades ribeirinhas vem mobilizando a Prefeitura, através da ins

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)