Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 16h02
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-CRI) e da 14ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência Doméstica de Porto Velho realizaram nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, uma série de atividades que integram o projeto “Lei Maria da Penha: Diga Não ao medo e à impunidade”.
As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Pardo e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Abreu Bianco, ambas localizadas no Distrito de Rio Pardo.
O projeto, resultado de uma parceria entre o CAOP Criminal e a 14ª Promotoria de Justiça, objetiva divulgar a Lei Maria da Penha às comunidades dos Distritos de Porto Velho, esclarecendo e orientando mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como professores, estudantes e comunidade em geral, de modo geral. Pretende-se, ainda, demonstrar as atividades desenvolvidas em cada órgão integrante da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Município de Porto Velho.
A Lei Maria da Penha, denominação popular da Lei nº 11.340, um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos, é normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa, o que é mais recorrente.
Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.
Fonte: Ascom MPRO
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab