Sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 14h01
Uma equipe de médicos do Hospital Regional de Cacoal se deslocou até São Francisco do Guaporé para realizar nesta sexta-feira (28) um mutirão de cirurgias no Hospital Regional daquele município. Só para o primeiro dia estão previstas 15 cirurgias.
Em um ano, este é o quinto mutirão realizado no município. A equipe do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, que tem como diretor-geral, o médico Antônio Jorge Tenório da Silva, agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).
“Essa parceria entre os hospitais de Cacoal e São Francisco permite que os usuários Sistema Único de Saúde da região do Vale do Guaporé possam ter suas necessidades atendidas através desses procedimentos cirúrgicos, aguardados por eles há muito tempo”, disse Antônio Jorge.
De acordo com Júlio Cesar, um dos médicos que integram a equipe dos mutirões de cirurgias gerais, os procedimentos mais realizados em São Francisco são cirurgias de hérnia e vesícula.
Apesar de contar com um Hospital Regional, o município de São Francisco do Guaporé não dispõe de médicos especialistas em cirurgia-geral, mesmo com a abertura de vagas nos concursos realizados pela Sesau. O fato é atribuído à distância do município.
“O governador Confúcio Moura tem se dedicado muito à área da saúde. Com a falta de profissionais para atender a todos os municípios rondonienses, ao mesmo tempo em que ele pediu solução a longo prazo para este problema, que é a formação de especialistas, através dos cursos de residência médica no Hospital Regional de Cacoal, o governador determinou soluções imediatas no sentido de deslocar médicos especialistas de Cacoal para atender aos pacientes em outros municípios, através dos mutirões”, explicou o diretor do Complexo Hospitalar de Cacoal, Marco Aurélio Vasques.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab