Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 11h21
O município de Machadinho do Oeste vive a expectativa do início da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara, no rio Machadinho. O pico da obra vai reunir cerca de 3.500 mil operários, o que deve alterar completamente o panorama local. Para fazer frente ao impacto social que os moradores enfrentarão, o prefeito Mário Alves, o Marinho da Caerd, conta com as intervenções do governo estadual, que tem diversas frentes de obras.
“Vamos preparar o município para minimizar, da melhor forma possível, os problemas que teremos antes e durante as obras. Mas sabemos que tudo será recompensado posteriormente”, prevê o prefeito.
A usina, que será construída na Cachoeira 2 de Novembro, é uma obra prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A hidrelétrica terá potência instalada de 350 megawatts e capacidade para gerar 192 MW de energia elétrica. Ainda não há data prevista para o leilão.
Machadinho do Oeste está localizado a 400 quilômetros de Porto Velho. Tem limites com os municípios de Ariquemes, Cujubim, Vale do Anari, Humaitá (AM), Novo Aripuanã e Colniza, ambos de Mato Grosso.
O prefeito explicou que a ponte do rio Machadinho está em execução através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As cabeceiras estão prontas e falta apenas a montagem final, que deve ser concluída antes que inicie novamente o período de chuvas.
Entre outras obras, o DER também atua na execução de 20 quilômetros de asfalto. Marinho lembra que há um projeto pronto para a construção do Centro de Esportes e Lazer (Cedel) no município. Os recursos estão assegurados.
Também está adiantado o asfaltamento do trecho entre o distrito de 5º BEC e o município de Ariquemes. “Também recebemos recursos destinados, através de emendas parlamentares, para as obras de tapa-buracos nas ruas. O dinheiro é liberado pelo governo do Estado”, esclareceu o prefeito.
CRIMINALIDADE
Até pouco tempo, a sede do município era alvo de assaltantes de bancos, que aproveitavam a variedade de limites para escapar da ação policial. A situação está melhor agora, segundo o prefeito. A incidência de pequenos delitos, como furtos, se sobressai. Os roubos a bancos cessaram. Isso porque o 4º Pelotão da Polícia Militar destaca um contingente exclusivo para fiscalizar a região onde estão as duas agências bancárias, casas lotéricas e o banco postal dos Correios.
Marinho da Caerd destaca que o sistema de videomonitoramento inaugurado na semana passada pelo governador Confúcio Moura é um reforço substancial na segurança pública e será ainda mais útil quando as obras da hidrelétrica de Tabajara estiverem em andamento. É que nesta fase, a densidade populacional estará elevada.
De acordo com o prefeito, o videomonitoramento vai aumentar a sensação de segurança na população. “Será um fator inibidor aos criminosos, além de favorecer o trabalho das forças policiais”, argumentou.
A taxa de homicídios no município, ainda segundo Marinho da Caerd, caiu nos últimos meses, como também a de outros crimes. Esse resultado está relacionado ao fato de que, antes, a polícia rondoniense tinha que atuar também nas ocorrências do município de Colniza, em Mato Grosso, que está mais próximo de Machadinho. Agora, a polícia mato-grossense cuida de sua área a partir da divisa.
Para Marinho da Caerd, é uma vantagem ter um governador que já foi prefeito, e que entende como funcionam os municípios. “Temos uma parceria excelente com o governo. Confúcio Moura tem sido atencioso na cooperação. Esta é a chave para a manutenção das obras”, atestou Marinho.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab