Quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 - 06h44
A cidade de Buritis, localizada na região de Ariquemes, enfrenta uma série de dificuldades relacionadas à falta de infraestrutura. O asfalto das principais avenidas do centro comercial está destruído e os moradores ainda enfrentam problemas de alagamentos por falta de drenagem. A cidade também não conta com locais adequados para práticas esportivas, lazer e caminhadas.
O orçamento da prefeitura é baixo para a realização de grandes obras. Apesar dos contratempos, o prefeito Toninho Correia está otimista e aguarda a grande virada para este ano. Os motivos de tanto entusiasmo é um pacote de obras que o Governo Estadual executa na cidade, com previsão para conclusão em 2015.
Estão em andamento na região urbana as obras de revitalização do Igarapé Central, com a construção de uma praça no entorno de em um trecho do canal; a construção de um Centro de Desporto e Lazer (Cedel), incluindo uma quadra poliesportiva coberta; a edificação da Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e
Igarapé Central, com a construção de uma praça no entorno de em um trecho do canal; a construção de um Centro de Desporto e Lazer (Cedel), incluindo uma quadra poliesportiva coberta; a edificação da Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), e a construção de uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp).
Com o final das chuvas também serão retomadas as obras de 15 quilômetros de asfaltamento urbano e o asfaltamento das avenidas Porto Velho e Ayrton Senna, as principais vias do município.
Melhoria de 80%
O prefeito Toninho disse que acompanha de perto todos os projetos e garante que a cidade ficará 80% melhor com a conclusão dos benefícios citados. “A prefeitura não tem recursos para realizar projetos de grande porte, mas tem o Governo Estadual como parceiro. O importante é melhorar o município para os nossos mais de 30 mil habitantes e também para nossos visitantes”, comemora Toninho. O prefeito frisa que o setor rural é bem atendido pela prefeitura, mas que a administração municipal não tem recursos para investir a curto prazo na área urbana.
Restauração das avenidas Porto Velho e Ayrton Senna
A reconstrução do asfaltamento das avenidas Porto Velho e Ayrton Senna, conforme o prefeito, é o serviço mais solicitado pela população de Buritis. Toninho afirma que 100% da população o de Buritis utiliza as vias no dia-a-dia. “Essas avenidas representam o cartão postal do município e precisam de recuperação, urgente”, desabafa.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Buritis (Acib), Valtair Fritz, disse que mais de 90% dos comércios da cidade estão instalados nas duas avenidas. “A economia do município passa por essas vias que dão acesso aos quatro cantos de Buritis. É o coração da cidade e até quem mora na zona rural é obrigado a passar por elas”, afirma Fritz.
As obras de restauração das avenidas foram iniciadas no ano passado, mas a empresa responsável pelo contrato não concluiu os serviços. O Governo rompeu o contrato com a empreiteira e num acordo com o Ministério Público local o DER se comprometeu em fazer a pavimentação com asfalto usinado. No total, as restaurações das avenidas representam 9,6 km de asfalto.
Cedel
O prefeito Toninho destaca que o Cedel em construção pelo Governo Estadual será a primeira praça com espaços para práticas esportivas no município.
Ele disse que o governador Confúcio Moura sabe da carência do município e por isso escolheu Buritis para ajudar. “Nossa cidade recebe o embelezamento que precisa e vai ganhar ainda muito mais”, assegura.
15 km de asfalto urbano
Os trabalhos de pavimentação de 15 km de ruas em Buritis estão 50% prontos. As obras estão paralisadas por causa do período de chuvas. No total, 70 ruas serão pavimentadas em toda a cidade.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n
Rodoviária de Porto Velho não será fechada, mas terá setores isolados
O Secretário de Obras e Pavimentação de Porto Velho, Geraldo Sena Filho, assegurou nesta manhã que a rodoviária da capital não será totalmente fecha