Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 22h51
Daniel Panobianco - Uma forte área de tempestade se formou entre o final da tarde e o inicio da noite desta quinta-feira em Cacoal, no centro-sul de Rondônia provocando muitos transtornos à população. A chuva chegou com extrema intensidade transformando as ruas da cidade em verdadeiros rios em questão de minutos.
O ribeirão Pirarara que corta o perímetro urbano, que já está cheio em virtude da cheia do rio Machado, onde o mesmo desemboca, nãosuportou tamanha vazão d'água vindo a transbordar nos bairros mais próximos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros local, ainda não há dados sobre possíveis desabrigados ou desalojados pela tempestade haja vista que até às 20 horas (local) continuava chovendo com intensidade na região e o nível do Pirarara não parava de subir.
Os dados aferidos por uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada na CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), já na saída para Pimenta Bueno, indicaram precipitação de 69 milímetros entre as 18 e 20 horas, sendo que em apenas 60 minutos, entre as 18 e 19 horas choveu 51 mm, o que é considerado como chuva muito forte.
Outras áreas de tempestade foram observadas em Rondônia por hidroestimadores de precipitação entre Chupinguaia e Corumbiara, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia e entre Ariquemes e Rio Crespo.
O grande volume de água que caiu nas principais nascentes dos rios Pimenta Bueno e Barão de Melgaço, além do próprio rio Machado no centro-sul do Estado poderá agravar nas próximas 48 horas a situação das enchentes que já dura mais de uma semana, desde Pimenta Bueno até Machadinho d'Oeste, sendo Ji-Paraná, a cidade mais afetada.
Dados: ANA - CPTEC/INPE - INMET - Corpo de Bombeiros
(Fonte: De olho no tempo)
Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão
A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout