Quinta-feira, 23 de julho de 2015 - 10h22
Denis Farias
A cidade de Rolim de Moura será palco neste sábado (25) da visita e da palestra de um dos homens mais importantes da medicina contra o câncer na América Latina. Ele não é médico, tampouco um grande cientista. Mesmo assim, se transformou no maior entusiasta deste país na luta contra a doença que mata milhares de pessoas todos os anos, em todo o mundo.
Henrique Prata(foto), o cowboy fazendeiro que virou diretor do Hospital de Câncer de Barretos, contará sua história de vida e também a de seu pai, criador daquela unidade, em um encontro com o tema “acima de tudo o amor”, lema do HCB. A palestra é aberta ao público e está marcada para começar as 08h30, na AABB em Rolim de Moura. A entrada são dois quilos de alimento não perecível.
Quem organiza o evento é o grupo de voluntários do município que encabeça as campanhas em prol do HCB na cidade, liderado por nomes como os pecuaristas Décio Lira e Marlene Lira, além do jornalista e apresentador Dorli Schimer. O objetivo é divulgar a filosofia de vida e a história por trás da criação do “hospital do amor” com o testemunho real de quem mesmo sendo leigo, ajuda a salvar vidas.
“O Henrique é filho do casal de médicos que criou o HCB na década de 1960. Mas, nos anos 1980, aquela unidade não aguentou os altos e baixos da economia e iniciou um processo de falência. Foi aí que ele foi convidado para tocar o hospital. Estava decidido a saldar as dívidas e a fechar tudo quando descobriu que poderia fazer muito mais por aquelas pessoas”, conta.
Dorli lembra que o diretor vem a Rondônia especialmente para essa palestra que retribui o carinho que o estado tem e ao mesmo tempo recebe do HCB. São pelo menos quatro mil atendimentos dia, 100% gratuitos, com o que de mais avançado há na medicina oncológica. Para os acadêmicos, será emitido certificado para contagem de horas de atividades extracurriculares.
“É uma oportunidade única de o público de Rondônia conhecer uma das histórias mais bonitas que sobre amor ao próximo que eu já vi e que se tem notícia. Um homem que deixou suas fazendas, seus negócios milionários para cuidar apenas de pessoas, com muito amor acima de tudo. Isso contagiou muita gente em todo o país e espero que contagie você também”, enfatiza Schimer.
Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura
Diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Madeira já enfrentam os impactos severos da cheia, que em algumas regiões do baixo Madeira ultrapasso
Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços
A Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas ações de fiscalização e melhoria da infraestrutura urbana. Na noite de sábado (29), o prefeito Léo Mor
Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira
O avanço das águas do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho e dentro das comunidades ribeirinhas vem mobilizando a Prefeitura, através da ins
Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural
Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem