Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeita Sonia vai ampliar escola família agrícola



Foi assinada na tarde da última segunda-feira (18) a ordem de serviço para ampliação da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai - EFA. A entidade de ensino fica localizada no km 02 da linha 623, em Jaru-RO.

A obra orçada em 260 mil reais, contempla a construção de dormitórios femininos e será executada pela empresa Construterra construção civil LTDA. O prazo para a conclusão é de 150 dias. O recurso para ampliação da escola é proveniente de emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado federal Anselmo de Jesus.

O diretor da EFA, Sidnei Roberto, comemorou a noticia, e destacou que a ampliação faz parte dos sonhos idealizados por pais e alunos da instituição. “Quando nós acreditamos nos nossos sonhos e vamos à luta temos a certeza de conquistá-los”, disse Sidnei.

A EFA É uma escola comunitária que atende atualmente cerca de 70 alunos. E trabalha mediante a Pedagogia da Alternância, ou seja, metade dos estudantes estudam na escola durante 15 dias, nos outros 15 dias aplicam o que aprenderam na propriedade rural, enquanto a outra turma recebe as orientações teóricas. O sistema empregado em todas as EFAs do país.

Ela é a primeira das seis escolas família agrícola do estado a promover a mudança do curso de Técnico Agrícola para Técnico em Agroecologia. “É uma experiência impar na educação no Brasil. Há uma tendência mundial da agroecologia e com certeza será ainda maior. Consumir alimentos de boa procedência sem agrotóxicos significa bem estar e saúde”, destacou o presidente da Associação das Escolas Família Agrícola do Estado de Rondônia – AEFARO, Erni Santos Lima.

Para a prefeita, Professora Sonia todo o investimento feito na educação é importante. Segundo ela a formação é a mola mestra para a construção de cidadãos. “Eu reforço, nós estamos em uma região em que a agricultura é responsável por sustentar a economia, por tanto nós fazemos questão que a EFA esteja sempre atuando e formando empresários do campo”, frisou.Sonia destacou ainda a participação de Anselmo de Jesus, enquanto deputado na construção da escola. “Hoje ele não é mais deputado, mas deixou sua marca”, completou.

De acordo com o secretário de educação Leomar Lopes o executivo está sempre disposto a contribuir para o crescimento da EFA, mas sem interferir na politica de gestão e pedagógica da escola.

O vereador Benildo Márcio da Silva se comprometeu em acompanhar e fiscalizar a execução das obras, para que sejam realizadas de acordo com o que rege o contrato. “A EFA é uma escola diferenciada e o meu papel é fiscalizar a obra e a aplicação desse recurso”, ressaltou.

Segundo o deputado estadual, Lazinho da Fetagro o conhecimento que alunos absorvem durante o tempo que permanecem na instituição devem repassadas.

Na ocasião o deputado falou da sua indignação com a falta de atenção por parte do governo do estado com relação às EFAs. “Enquanto deputado estou perdendo a paciência. E o grito da Terra é a minha última tentativa com o governo para que repasse o dinheiro repassado pelo governo federal. Não dá mais para brincar de dizer que está ajudando e os pais terem que tirar dinheiro do bolso para ajudar manter a escola”, disse.

O deputado assumiu ainda o compromisso de destinar no próximo ano uma emenda para aquisição de ar condicionado para climatizar a escola.

Outras ações

Recentemente a prefeitura expandiu a área da escola, quando um terreno de 10 alqueires, o espaço deve ser usado para pesquisas cientificas.

No inicio destinou servidores, trator, além de construir um poço artesiano e contribuir com repasse através de convênio firmado com a entidade.

 Fonte: Clemilson Rodrigues

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Madeira já enfrentam os impactos severos da cheia, que em algumas regiões do baixo Madeira ultrapasso

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

A Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas ações de fiscalização e melhoria da infraestrutura urbana. Na noite de sábado (29), o prefeito Léo Mor

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

O avanço das águas do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho e dentro das comunidades ribeirinhas vem mobilizando a Prefeitura, através da ins

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)