Sábado, 27 de junho de 2015 - 18h59
Agricultores do Distrito Triunfo, em Candeias do Jamari, foram capacitados para a prática de vacinação do rebanho contra a brucelose. O treinamento aconteceu na Linha Verde com Linha 2, na propriedade do agricultor Geraldo Alberto Alves Nestor e contou com a participação de 55 voluntários, que aprenderam técnicas de como evitar a brucelose, uma doença infectocontagiosa causada por bactérias pertencentes ao gênero Brucella, que acomete os animais, em especial os bovinos com risco de transmissão ao homem.
Desde o ano de 2004, que a vacinação contra a brucelose é obrigatória em Rondônia, para fêmeas bubalinas e bovinas com idade entre três o oito meses. O curso foi administrado pela médica veterinária da Emater Gilvânia Carvalho com aulas de orientação teórica e práticas sobre transmissão da doença, manipulação da vacina, conservação da vacina, vacinação dos bezerros e a marcação destes animais.
O encerramento, que aconteceu na tarde da última quinta-feira (25), contou com a participação do prefeito de Candeias do Jamari, Francisco Sobreira de Soares (Careca), o gerente local da Emater Rubson Gadelha (Bion), primeira-dama e Secretária Municipal da Mulher, Djeimi Cheurie, representantes do Idaron e da Emater e os participantes do curso que receberam os certificados.
De acordo com o gerente local da Emater, Rubson Gadelha do Nascimento, a capacitação garante aos vacinadores voluntários aptidão para realizar o trabalho em suas comunidades, reduzindo gastos, além de tornar o procedimento de vacinação do rebanho local mais eficaz. “Agradecemos o apoio do prefeito Careca, que tem sido muito parceiro em nossas ações, que visam beneficiar os agricultores do município”, ressaltou Bion.
O prefeito agradeceu e parabenizou a Emater e Idaron pelo treinamento, além de enaltecer os participantes dos cursos, mostrando assim o interesse no conhecimento técnico e normativo. “Esse curso é de fundamental importância, pois vai enriquecer o currículo dos participantes. Também sou agricultor e reconheço que todo o rebanho seja vacinado tanto de febre aftosa quanto de brucelose”, ressaltou, frisando está ao lado do produtor rural.
Fonte: Marlene Matos
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab