Segunda-feira, 4 de maio de 2015 - 08h03
Em Ji-Paraná, pelo menos dois bens públicos têm nomes de pessoas vivas – a rua José Sarney e o Estádio Municipal José de Abreu Bianco. Por esta razão, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação na qual deu prazo de 60 dias para que a prefeitura altere os nomes destes bens públicos e de outros que tenham nomes de pessoas vivas.
A recomendação se baseia na Constituição Federal, que proíbe a promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos, bem como na Lei nº 6.454/77, que trata especificamente da proibição de nomes de pessoas vivas para denominar ruas, obras e monumentos públicos. O MPF alertou também que o descumprimento dessa lei pode causar a suspensão de transferências financeiras voluntárias da União para a prefeitura de Ji-Paraná.
O prefeito deve comprovar ao MPF que os bens públicos receberam novos nomes e também que foram retiradas todas as placas, pinturas, fotografias e faixas dos bens públicos com os nomes de vivos. A prefeitura também deve regularizar os registros dos bens citados junto aos sistemas operacionais e cadastrais.
Na recomendação, o procurador da República Raphael Gorgen argumenta que, recentemente, tanto o Supremo Tribunal Federal como o Conselho Nacional de Justiça já consolidaram a questão a respeito da impessoalidade na designação de bens públicos.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)
Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho de forma escalonada
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) informa que o transporte coletivo de Porto Velho voltou a funcionar de forma red
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)