Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 18h20
Rondônia é hoje o maior produtor de pescado em cativeiro do país. E o governador Confúcio Moura tem auxiliado o setor agrícola com horas máquinas, Mão Amiga para garantir estradas melhores entre tantos outros benefícios.
Um dos piscicultores beneficiado com horas máquina para a construção de tanques para a criação de pescado é o agricultor Evaldo Kussmaul, na área rural de Vilhena. Em sua propriedade foram construídos 4 tanques, sendo 3 com 1.600 m² e um com 1.750 m², além de dois tanques berçários para criação de alevinos.
Segundo o agricultor, este incentivo que o governador tem dado através da Seagri e Emater são muito importantes. “Eu não teria condições de investir cerca de R$ 30 mil em horas máquina para a construção dos tanques.
Nos tanques Evaldo irá criar pintado, pois na região de Vilhena a água é muito fria, “não propicia a criação de tambaqui e pirarucu”. Ele espera realizar a primeira despesca daqui um ano e “devemos tirar 10 mil kg de peixe”.
Para a comercialização do pescado, o frigorífico local deverá adquirir toda a produção. “Caso isso não acontece, já existem outros interessados”.
Evaldo reforçou o empenho, dedicação dos trabalhadores do governo e dos técnicos da Emater e Seagri do projeto Água Produtiva. “ Eles sabem como fazer, possuem a técnica e nos orientam em todo o processo para que não tenhamos prejuízo”.
O agricultor terá também o apoio do filho que formou em agronomia e também dará assistência qualificada na criação dos peixes.
Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n
Rodoviária de Porto Velho não será fechada, mas terá setores isolados
O Secretário de Obras e Pavimentação de Porto Velho, Geraldo Sena Filho, assegurou nesta manhã que a rodoviária da capital não será totalmente fecha