Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Reforma da Escola Genival Nunes no Cone Sul de Rondônia


Gente de Opinião

Entre os atrativos da escola estão a implantação do ensino integral e construção de uma piscina

As obras de ampliação e reforma vão transformar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Genival Nunes, no bairro Boa Esperança, em Vilhena, na melhor da região, segundo o vice-diretor da instituição, Gilberto Correa. O estabelecimento vai ganhar auditório, piscina, laboratórios e terá salas climatizadas. As aulas acontecem normalmente e o atendimento com horário integral será testado no segundo semestre.

O vice-diretor explicou que o corpo de professores da escola está comprometido com melhorias no ensino, uma vez que a região é uma das mais pobres da cidade e muitos alunos vêm de famílias desestruturadas. “Esses problemas têm reflexo direto no aprendizado, que fica comprometido”, lamenta.

A transformação da escola, ainda de acordo com Gilberto Correa, é uma determinação do governador Confúcio Moura. “Como já fez em outras ocasiões, o governador decidiu mudar a realidade do estabelecimento determinando as obras para que o atendimento aos alunos seja em horário integral”, disse.

Gente de Opinião

Escola está em obras

Este detalhe faz a diferença, segundo o Correa. No horário integral, o aprendizado melhora porque o aluno é assistido de forma mais intensa, tem acesso a outros cursos e recebe alimentação. E a baixa aprovação era um dos problemas da escola Deputado Genival Nunes.

As obras de reforma e ampliação não foram suficientes para paralisar as aulas. Alguns setores já reformados estão interditados porque faltam ajustes, como acabamento. O vice-diretor disse que a partir do segundo semestre o atendimento com horário integral será iniciado com algumas adaptações. Mas o atendimento completo aos alunos deve ocorrer no início do ano letivo de 2016.

O QUE FALTA

O engenheiro Hélio Ikino, responsável pela obra, garantiu que 95% do que foi contratado está pronto. Faltam partes que não estavam previstas no projeto original e são objeto de contratação a partir de aditivos. Faltam o calçamento na área da piscina, parte do piso e o poço artesiano, entre outros pequenos detalhes, que devem custar em torno de R$ 260 mil.

É por causa desses ajustes pendentes que a escola Deputado Genival Nunes ainda não é a melhor do Cone Sul, na avaliação de Hélio Ikino. O engenheiro está otimista e afirma que tudo pode ficar pronto até outubro.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Madeira já enfrentam os impactos severos da cheia, que em algumas regiões do baixo Madeira ultrapasso

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

A Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas ações de fiscalização e melhoria da infraestrutura urbana. Na noite de sábado (29), o prefeito Léo Mor

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

O avanço das águas do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho e dentro das comunidades ribeirinhas vem mobilizando a Prefeitura, através da ins

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)