Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Reforma da Escola Genival Nunes no Cone Sul de Rondônia


Gente de Opinião

Entre os atrativos da escola estão a implantação do ensino integral e construção de uma piscina

As obras de ampliação e reforma vão transformar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Genival Nunes, no bairro Boa Esperança, em Vilhena, na melhor da região, segundo o vice-diretor da instituição, Gilberto Correa. O estabelecimento vai ganhar auditório, piscina, laboratórios e terá salas climatizadas. As aulas acontecem normalmente e o atendimento com horário integral será testado no segundo semestre.

O vice-diretor explicou que o corpo de professores da escola está comprometido com melhorias no ensino, uma vez que a região é uma das mais pobres da cidade e muitos alunos vêm de famílias desestruturadas. “Esses problemas têm reflexo direto no aprendizado, que fica comprometido”, lamenta.

A transformação da escola, ainda de acordo com Gilberto Correa, é uma determinação do governador Confúcio Moura. “Como já fez em outras ocasiões, o governador decidiu mudar a realidade do estabelecimento determinando as obras para que o atendimento aos alunos seja em horário integral”, disse.

Gente de Opinião

Escola está em obras

Este detalhe faz a diferença, segundo o Correa. No horário integral, o aprendizado melhora porque o aluno é assistido de forma mais intensa, tem acesso a outros cursos e recebe alimentação. E a baixa aprovação era um dos problemas da escola Deputado Genival Nunes.

As obras de reforma e ampliação não foram suficientes para paralisar as aulas. Alguns setores já reformados estão interditados porque faltam ajustes, como acabamento. O vice-diretor disse que a partir do segundo semestre o atendimento com horário integral será iniciado com algumas adaptações. Mas o atendimento completo aos alunos deve ocorrer no início do ano letivo de 2016.

O QUE FALTA

O engenheiro Hélio Ikino, responsável pela obra, garantiu que 95% do que foi contratado está pronto. Faltam partes que não estavam previstas no projeto original e são objeto de contratação a partir de aditivos. Faltam o calçamento na área da piscina, parte do piso e o poço artesiano, entre outros pequenos detalhes, que devem custar em torno de R$ 260 mil.

É por causa desses ajustes pendentes que a escola Deputado Genival Nunes ainda não é a melhor do Cone Sul, na avaliação de Hélio Ikino. O engenheiro está otimista e afirma que tudo pode ficar pronto até outubro.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho

Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho

Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13

Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia

Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece

Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada

Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada

O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)

"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho

"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho

O prefeito​ de Porto Velho, Léo Moraes​, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)