Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado transborda em Ji-Paraná (RO)



Com reflexos da cheia em Pimenta Bueno, agora Ji-Paraná sente os efeitos da subida no nível do rio Machado que já alaga alguns bairros da cidade pela segunda vez no ano.

Daniel Panobianco - Em menos de 24 horas, uma subida de mais de um metro; Esta é a situação do nível do rio Machado, em Ji-Paraná, na região central de Rondônia. Às 10 horas, a régua da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) aferiu para nível de 10,60 metros, o segundo maior nível de 2010. Em janeiro, mais precisamente no dia 22, o nível chegou aos 10,65 metros alagando pelo menos seis bairros da cidade.

Moradores ribeirinhos acordaram neste sábado (13) assustados com a rápida subida do nível do rio. Somente da meia-noite às 10 horas, o volume de águas subiu de 10,23 metros para 10,60 metros.

Pela madrugada, a mesma estação registrou 81 milímetros de chuva, o que responde agora em uma subida vertinosa. Pelo menos três bairros, Urupá, Duque de Caxias Casa Preta já sentem o reflexo da enchente, onde as áreas ribeirinhas já foram tomadas pelas águas. Algumas famílias já saíram de casa, mas outras tantas insistem em ficar achando que o nível do rio irá baixar logo, o que não é verdade nesse momento.

Voltou a chover na região de Vilhena e o rio Urupá também está com seu nível acima da cota de alerta. Há mais previsão de chuva, ainda hoje para o centro-sul de Rondônia, o que pode acarretar em um nível superior ao registrado em 22 de fevereiro, tornando a cheia em Ji-Paraná de maiores proporções.

Fonte: Daniel Panobianco

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho implementou uma ação inédita de limpeza urbana durante o carnaval deste ano, garantindo que as ruas da cidade permaneçam l

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

O prefeito Affonso Cândido (PL) sancionou, na terça-feira (28), o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de

Reunião destaca avanços em infraestrutura, transporte agrícola e economia na gestão pública de Porto Velho

Reunião destaca avanços em infraestrutura, transporte agrícola e economia na gestão pública de Porto Velho

Na sexta-feira (28), aconteceu mais uma reunião semanal de monitoramento das ações da gestão do prefeito Léo Moraes, no Prédio do Relógio, sede da Pre

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para Auxiliar de Ordem Pública no próximo dia 10

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para Auxiliar de Ordem Pública no próximo dia 10

O prefeito Léo Moraes anunciou, nesta quarta-feira (26), o lançamento do programa de contratação de voluntários para exercer a atividade de Auxiliar d

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)