Domingo, 30 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seringueiras: Programa Título Já beneficiará 1.800 famílias


 

 

Gente de Opinião

Reunião referente ao cadastramento das famílias em Seringueiras

Seringueiras é mais um município de Rondônia que será beneficiado com o Titulo Já – Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana. O governo do estado vai disponibilizar 1.800 títulos definitivos de propriedade urbana, gratuitos, para as famílias do município.

O lançamento do Programa com a abertura do cadastramento será realizado pelo governo em parceria com a prefeitura, na quinta-feira (14),  às 8h, na quadra de esporte da escola estadual Oswaldo Piana.

Os títulos serão gratuitos para quem fizer o cadastro e atender aos critérios do programa, podendo se cadastrar os moradores dos setores 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, os quais não pagarão nada pela emissão do documento, apenas levar os documentos necessários e atenderem as prerrogativas legais.

Com o Título Já, a população terá a posse de fato e de direito, bem como a valorização do seu imóvel. Também poderá buscar empréstimos e financiamentos junto às instituições bancárias.

Está prevista a entrega oficial do georreferenciamento e da topografia ao município, durante a solenidade. Esse trabalho técnico foi o primeiro passo para promover a regularização fundiária urbana.

A equipe da prefeitura fará a distribuição das senhas para o atendimento e entregará o check list com a documentação necessária para o cadastro.

Todos os procedimentos do Título Já foram passados para a comissão do município, em um treinamento realizado na sala de reuniões da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), em Porto Velho.

O treinamento foi conduzido pela coordenadora de regularização fundiária urbana, Quilvia Carvalho, que vê o procedimento como um facilitador. “O treinamento é o momento em que abordamos com detalhe todos o processo do cadastro e tiramos todas as dúvidas que possam surgir”, disse.

TÍTULO JÁ

O Título Já é uma parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJ) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg), em que o TJ isenta os cartórios de pagar a taxa do Fundo Judiciário e a Anoreg estipula o valor de R$ 50,00 por registro de Título para ajuda de custo, o qual é pago pelo governo estadual, assim como o georreferenciamento e a topografia em alguns municípios, beneficiando a população de baixa renda com a entrega gratuita do Título Definitivo de Propriedade Urbana.


Fonte
Texto: Júlia Scherer
Fotos: Júlia Scherer
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 30 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem

Tentativa de golpe na AROM: prefeitos articulam desestabilização da associação

Tentativa de golpe na AROM: prefeitos articulam desestabilização da associação

Nos últimos dias, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) tem sido palco de uma polêmica que ameaça desestabilizar sua governança. Um grupo de

Reunião entre Defesa Civil Municipal e MAB fortalece ações de assistência às comunidades atingidas pela cheia

Reunião entre Defesa Civil Municipal e MAB fortalece ações de assistência às comunidades atingidas pela cheia

Em reunião entre a Defesa Civil Municipal e a coordenação local do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), as instituições alinharam estratégias

Prefeitura alerta sobre riscos à saúde e prevenção de doenças decorrentes de alagações em Porto Velho

Prefeitura alerta sobre riscos à saúde e prevenção de doenças decorrentes de alagações em Porto Velho

Devido às alagações causadas pela cheia do rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Mun

Gente de Opinião Domingo, 30 de março de 2025 | Porto Velho (RO)