Segunda-feira, 1 de março de 2010 - 15h54
A necessidade de se discutir e implantar políticas públicas específicas para as mulheres foi a principal abordagem de um seminário promovido no dia 27/02, em Guajará-Mirim.
O evento foi realizado na sede da Regional Mamoré através de uma parceria do Sintero com a OAB e com a Câmara Municipal de Guajará-Mirim. Este seminário faz parte das atividades do Sintero para comemorar o Dia Internacional da Mulher, e integra o programa OAB Cidadania, da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, participou do evento, juntamente com a vereadora Marilete Diniz (PT); o diretor da Regional Mamoré do Sintero, Valdir Ferreira da Silva; a representante do Comitê Municipal das Mulheres, Maria José; a secretária de Ação Social Ana Nete; a médica Ida Peréa; a secretária de Assuntos Municipais do Sintero, Mirta Moye; e a representante da Igreja Católica, Irmã Maria de Lourdes; além dos alunos da escola Rocha Leal.
Logo após o seminário foi realizado um ato público pela Avenida 15 de Novembro, com passeata pelas ruas do centro de Guajará-Mirim e a realização de um ato público em frente à Prefeitura.
Claudir Mata explicou que as mulheres de Guajará-Mirim cobram da Prefeitura a construção de uma maternidade onde se possa implantar o sistema de parto humanizado, além da celebração de convênios para a realização de exames imprescindíveis às mulheres, como a Mamografia.
A vereadora Marilete Diniz explicou que já havia protocolado na Prefeitura uma pauta contendo os itens mais importantes das políticas públicas para as mulheres de Guajará-Mirim. A sociedade aguarda uma resposta do Poder Executivo Municipal.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, disse que a mulher já contabilizou muitas conquistas importantes no Brasil, principalmente na política, no trabalho e em vários outros setores. Entretanto, ainda falta muito para que a mulher seja respeitada e tratada com dignidade, principalmente aquela de baixo poder aquisitivo, que não pode pagar por exames preventivos.
“Ainda falta uma consciência das autoridades, de alguns governantes, de que políticas públicas para as mulheres são tão importante quanto os demais setores da administração”, disse.
Fonte: Ascom
Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão
A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout