Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sociedade se mobiliza para salvar rio Jaru


 

O projeto de recuperação de mata ciliar do rio Jaru ganhou reforço durante reunião coordenada pelo Ministério Público, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), por meio do Programa de Recuperação de Mata Ciliar (PRMC), e Prefeitura Municipal de Jaru, na última sexta-feira (3). O encontro aconteceu no auditório da Escola Capitão Silvio de Farias e contou com a presença de, aproximadamente, 100 pessoas e, dentre elas, autoridades locais, presidentes de associações de agricultores rurais, cooperativas, empresários de frigoríficos, laticínios, lava-jatos e representantes dos municípios de Governador Jorge Teixeira e Theobroma.

O objetivo da reunião, de acordo com Kátia Casula, coordenadora do PRMC, foi conscientizar a população quanto aos benefícios de se ter mata ciliar e chamar atenção para a situação em que se encontra hoje o rio Jaru, que vem sendo prejudicado com a falta dessa vegetação.

Durante o encontro, representantes do Ibama, da Sedam, e da Promotoria de Justiça e Meio Ambiente, proferiram palestras com abordagens sobre as funções da mata ciliar, da fauna existente, apresentaram um projeto para a recuperação da mata ciliar do Rio Jaru e seus afluentes e abordaram pontos da legislação ambiental.

As lideranças locais, de acordo com Kátia Casula, são as principais aliadas na preservação e conservação das matas. “É importante mobilizar diferentes setores sociais para, num trabalho conjunto, recuperarmos as áreas que foram devastadas. Com essa união de esforços, os objetivos propostos serão facilmente alcançados”, disse Casula.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)