Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Unidade do MPF em Vilhena faz balanço de seu 1º ano de instalação


 
A unidade do Ministério Público Federal em Vilhena completa hoje, 28 de maio, um ano de instalação e já apresenta resultados positivos de sua atuação em prol da sociedade da região do Cone Sul de Rondônia. Neste primeiro ano de existência, a unidade já ajuizou 107 ações criminais (denúncias), 15 ações civis públicas, expediu 8 recomendações, realizou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e tem atualmente cerca de 240 investigações em andamento, apenas nos autos extrajudiciais que tramitam na unidade.

A maior parte das 107 denúncias envolve a prática de crimes ambientais, como a exploração ilegal de madeira em terras indígenas, fraudes no sistema de emissão de Documento de Origem Florestal (DOF), garimpos ilegais e utilização clandestina de radioamador. No combate aos crimes dessa natureza, a unidade do MPF em Vilhena tem feito articulação com outras instituições (Polícia Federal e Ibama, por exemplo) e realizado operações conjuntas.

Das 15 ações civis públicas ajuizadas, 11 foram direcionadas ao combate a atos de improbidade administrativa e ao ressarcimento de danos ao erário. Entre esses casos estão a utilização de bens públicos para fins particulares e irregularidades em obras de asfaltamento, em Cerejeiras; descumprimento da carga horária de trabalho por servidores públicos e enriquecimento ilícito por meio de fraude de documentos públicos, em Vilhena; direcionamento de licitação de tanques de resfriamento de leite, em Cabixi; irregularidades na compra de equipamentos agrícolas, na aquisição de equipamentos para a incubadora tecnológica empresarial e na compra de remédios e de unidade móvel de saúde, em Pimenta Bueno.

O MPF também ingressou na Justiça Federal com duas ações civis públicas para garantir o acesso da população local a serviços públicos essenciais, sendo uma delas para cobrar a contratação de mais peritos para o INSS (agências de Vilhena, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Colorado do Oeste) e outra para a instalação de uma unidade da Defensoria Pública da União. O órgão também ajuizou duas ações civis públicas para promover a regularização fundiária de áreas rurais que tiveram cancelamento de Contrato de Alienação de Terras Públicas (CATPs).

Já as 8 recomendações foram, em sua maioria, para alertar prefeituras sobre a correta aplicação de recursos públicos. Com a intermediação do MPF, houve também um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre indígenas da etnia Terena, Funai, Exército e União pôs fim a um conflito fundiário entre indígenas e não-índios. A União cedeu dois lotes do Setor Tenente Marques (Gleba Iquê) aos indígenas Terena e comprometeu-se a autorizar a criação de uma reserva indígena no local.
Investigações

Já entre as 240 investigações em andamento, destacam-se os casos de aplicação indevida de recursos públicos federais, irregularidades em obras públicas, descumprimento de carga horária de trabalho de servidores públicos federais, questões fundiárias, ilícitos ambientais e tutela de comunidades indígenas.

A unidade do MPF em Vilhena tem área de atuação em 9 municípios que compõem o Cone Sul de Rondônia: Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado D'Oeste, Corumbiara, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno e Pimenteiras D'Oeste, além de Vilhena.

Segundo o procurador da República Daniel Lôbo, o MPF em Vilhena ainda conta com um número reduzido de servidores, sendo fundamental a ampliação do quadro para fortalecer a atuação na região, mas tem se empenhado para cumprir seu papel de fiscalizar o cumprimento das leis e zelar pela aplicação dos recursos públicos federais. A perspectiva da unidade é ampliar seu quadro de profissionais no próximo ano, com a lotação de mais um procurador da República e mais servidores.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura

Diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Madeira já enfrentam os impactos severos da cheia, que em algumas regiões do baixo Madeira ultrapasso

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços

A Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas ações de fiscalização e melhoria da infraestrutura urbana. Na noite de sábado (29), o prefeito Léo Mor

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira

O avanço das águas do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho e dentro das comunidades ribeirinhas vem mobilizando a Prefeitura, através da ins

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural

Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)