Quinta-feira, 22 de abril de 2010 - 08h30
Na noite desta terça-feira, o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) acompanhado do vereador Márcio e do prefeito de Santa Luzia, Genair Capeline visitaram o município de São Felipe.
Valverde que foi recebido pelo prefeito José Luiz Viera(Zé Luiz)e por seu vice José Mendes aproveitou para informar sobre os recursos que serão destinados ao município pelo PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento).
Segundo o deputado, nessa nova etapa do PAC ações diretas para resolver os problemas de saneamento, transportes, habitação e infra-estrutura em geral serão contemplados.
Para saneamento, que inclui também o abastecimento de água nas áreas urbanas, com a construção e ampliação de adutoras e estações de tratamento será investido mais de R$ 13 bilhões. E outros R$ 12,1 bilhões estão previstos para recursos hídricos.
Em transportes, frisou Eduardo Valverde, o PAC 2 pretende expandir em 7.919 quilômetros as rodovias, e fazer manutenção em 55 mil quilômetros. Em Rondônia, várias rodovias receberão atenção, como é o caso das BRs- 364, 421, entre outras.
O deputado participou ainda, da recepção aos cavalheiros da 7ª Cavalgada da Região Norte que saiu do município de Espigão D’Oeste passando por Pimenta Bueno, Primavera e, terminado em São Felipe.
A Cavalgada que já entrou para o calendário rondoniense é uma tradição regional que tem sido passada de pai para filhos. Tanto que, observa-se a presença de muitos cavaleiros jovens, mantendo as tradições crioulas e fandangas de Rondônia.
Em seu discurso Valverde cumprimentou a organizadora do evento, a Sra Márcia e falou da importância de se manter viva a tradição, lembrando de seu Projeto de Lei nº 5361/05 que tramita na Câmara dos Deputados, que obriga as instituições de ensino fundamental a incluir no currículo o conhecimento sobre línguas, usos, costumes e cultura dos povos tradicionais e das minorias éticas formadores do povo brasileiro.
"A efetiva democracia racial no Brasil é construída com a implementação de políticas públicas positivas. E o conhecimento dos usos, costumes e tradições de indígenas, quilombolas, ciganos e judeus, por exemplo, pode contribuir para a tolerância e para a convivência pacífica entre os diversos grupos sociais brasileiros” disse.
Além disso, a proposta de Valverde estabelece o ensino da História do Brasil que levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias que formam o povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia. No ensino médio, será incluída como disciplina obrigatória uma língua estrangeira moderna, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
Fonte: Leila Denise
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout
Impactos da Duplicação da BR-364 em Ji-Paraná é discutida na ACIJIP
A Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) recebeu o senador e presidente da Comissão de Infraestrutura em Brasília, Confúcio Moura (