Quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 08h15
Uma comitiva formada por oito vereadores do município de Guajará-Mirim reuniu-se com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, na última segunda-feira, 30, para apresentar projetos de agroindústria para beneficiamento do açaí e solicitar assistência técnica para desenvolvimento da piscicultura nas aldeias indígenas da região.
O vereador Arão Wao Hara Ororamxijein enfatizou que as dificuldades enfrentadas pelos silvícolas são grandes, pois a Fundação Nacional do Índio não dispõe de técnicos na área da piscicultura. “Precisamos de técnicos para acompanhar os projetos na piscicultura, gostaríamos de uma parceria, pois no período da piracema tem famílias que passam por grandes dificuldades nas comunidades indígenas”.
O vereador Nham-Pá, da etnia Oro Win, narra os impedimentos suportados pela comunidade indígena nas questões de comercialização dos produtos oriundos das suas atividades agrícolas. “Não podemos vender nada, como iremos sustentar nossas famílias? Precisamos de meios para transportar o milho, arroz, feijão da roça para a aldeia, as roças com as cheias do rio ficaram a duas horas e meia de caminhada da aldeia”.
“Em nome da sociedade indígena do município, queremos ver com o Ibama e a Funai para liberar as vendas para nossas famílias”, diz Nham-Pá.
Além dessas reivindicações, os vereadores solicitaram trator com implementos para associação de produtores rurais do município, lama asfáltica, reabertura e recuperação de estradas vicinais, recursos para conclusão do plano diretor e ações na área de livre comércio.
O secretário da Seagri, Evandro Padovani, destacou as ações desenvolvidas pelo governo na região. “Guajará-Mirim tem sido atendida em todas as suas reivindicações e desta vez não será diferente, o governo fornecerá todo o apoio técnico e de equipamentos para as aldeias e o município será atendido em tudo que envolve as ações relativas às enchentes”.
Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Decom - Governo de Rondônia
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n
Rodoviária de Porto Velho não será fechada, mas terá setores isolados
O Secretário de Obras e Pavimentação de Porto Velho, Geraldo Sena Filho, assegurou nesta manhã que a rodoviária da capital não será totalmente fecha