Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A necessidade da gestão pública ser mais eficiente


A necessidade da gestão pública ser mais eficiente - Gente de Opinião

A notícia estampada no portal UOL, quanto a maioria das instituições públicas federais não ter condições mínimas de serviços públicos, conforme aponta estudo do TCU, é oportuna e vem ao encontro do aplicativo recém lançado pela Corte de Conta, o aplicativo disponibilizado para que o cidadão possa se manifestar sobre a qualidade da prestação dos serviços prestados pelos entes do Estado de Rondônia.


O que se busca na Corte atualmente é a participação ativa do cidadão e a oportunização para que este aponte as deficiências destes serviços, com isso se busca a melhoria a curto e a longo prazo em prol do interesse público.


A necessidade de boas práticas é urgente no serviço público. Em Rondônia o Tribunal de Contas, está fazendo escola e em parcerias com Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Governo do Estado, Sebrae, Fecomércio, Fiero, SICTV e muitos outros parceiros, vem através do aplicativo OPINE AÍ, incentivando a sociedade a ser mais efetiva na avaliação e na cobrança cidadã dos serviços prestados pelos entes públicos, incluindo o próprio Tribunal de Contas.

Hoje o inconformismo da população com as deficiências dos serviços públicos é generalizada e só existe uma opção, é a busca da melhoria. 

A ferramenta vem de encontro aos tempos de gestão com poucos recursos e uso de muita criatividade, mas com responsabilidade com a “RES PÚBLICA”. 

Na mais recente divulgação do TCE-RO, ficou evidenciado a necessidade da gestão pública ser mais eficiente, transparente e utilizar dos recursos tecnológicos de TI para o cruzamentos de informações e dados.  Tanto assim, que em parceria com o TCU, uma auditoria apontou, entre os “achados” (situações verificadas durante a investigação), casos de servidores com dois, três e quatro cargos públicos e até o caso atípico de uma servidora pública cursando medicina na Bolívia e recebendo remuneração em prefeitura de município de Rondônia.

Aproveitamos ensejamos e convidamos a todos que participem do OPINE AÍ, baixe o aplicativo e faça sua avaliação sobre a qualidade dos serviços prestados a todos pelos entes do Estado de Rondônia.

Veja Mais

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na passagem da democracia partidária para a oligarquia liberal (democracia autoritária)

Na passagem da democracia partidária para a oligarquia liberal (democracia autoritária)

Poder económico e Poder político em Promiscuidade clara Estamos no início de uma nova era moldada pelas tecnologias virtuais e pela Inteligência A

Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim

Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim

No começo, tudo são flores. Com o passar do tempo, elas murcham, perdem o vigor e acabam morrendo. Assim pode ser entendido o relacionamento entre o

Situação da Europa em 2025

Situação da Europa em 2025

Iniciamos o ano 2025 com as esperanças murchas porque na qualidade de cidadãos e de povos nos encontramos envolvidos num dilema político-económico q

Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral

Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral

Léo Moraes assumiu no dia 1º de janeiro os destinos do município de Porto Velho, em uma solenidade bastante concorrida, que aconteceu no Complexo da

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)