Sábado, 23 de janeiro de 2021 - 10h24
Ao longo do ano de 2020, em meio à pandemia, vimos diversas manifestações sobre queimadas e desmatamentos ilegais na Amazônia. Diversos eventos nesse mesmo período evidenciaram a carência de infraestrutura na região. O apagão no Amapá, a baixa conectividade e a situação precária das rodovias no Norte são apenas alguns exemplos. Iniciamos 2021 com pessoas perdendo suas vidas por falta de oxigênio no Amazonas.
A bandeira da recuperação da BR-319, que liga o Amazonas aos estados do sul do Brasil, levantada há décadas pela Federação das Indústria do Estado de Rondônia (FIERO) nunca esteve tão latente. Afinal, caso a rodovia estivesse em plenas condições de uso, o oxigênio tão necessário para atender a população, além de outros insumos poderiam chegar até os hospitais amazonenses numa média de 10 horas. Já existem pequenos trechos em que o Governo Federal faz a sua restauração. Porém, ainda há entraves burocráticos, que esbarram nas questões de estudos de impacto ambiental.
A indústria brasileira se mobilizou e já está entregando no Amazonas oxigênio para atender os doentes. Mas, para que isto fosse possível, um comboio que reúne máquinas pesadas acompanha esta comitiva, para garantir que os veículos cheguem ao destino. É um esforço árduo e a Amazônia precisa deste olhar mais sensível, afinal ela sofre com o atraso e o subdesenvolvimento.
A conclusão desta obra vai além. Trará consigo novas perspectivas para o investimento, fortalecendo a sustentabilidade, competitividade, a liberdade de empreender, o bem-estar social e, ainda, atenderá ao direito constitucional de ir e vir e as necessidades básicas com saúde e educação de qualidade para um povo aguerrido que defende a Amazônia e o Brasil com todas as suas forças.
A FIERO se preocupa com a sustentabilidade da região. Esta agenda é defendida pela entidade, sem esquecer das pessoas que vivem neste entorno e que dependem de uma economia inteligente e inclusiva. Criamos através do Amazônia+21, uma gama de discussões que apontem soluções para esta questão.
Gostaríamos
de chamar a atenção àqueles que se opõem às obras de infraestrutura. Será que
os opositores nacionais e internacionais não tiveram conhecimento do que vem
ocorrendo com a população amazonense? Por incrível que pareça, o primeiro apoio
que o Amazonas recebeu foi da Venezuela, que mesmo diante de tamanha crise
interna, está doando o gás da vida para os brasileiros.
Os países que criticam o desmatamento e que teriam o poder financeiro para fretar aviões se esqueceram do Brasil, afinal neste momento não está havendo queimadas, “só a população morrendo”. O momento é de reflexão, mas sobretudo de ação.
Marcelo
Thomé
Presidente
da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO)
Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?
Ao longo de minha trajetória profissional, tive a oportunidade de vivenciar de perto diferentes culturas organizacionais. Algumas empresas exalavam
Prefeito Leo Moraes encerra capítulo triste para arquitetos e engenheiros de Porto Velho
No dia 04/04/2025, o prefeito Leo Moraes encerrou o mais triste capítulo da história dos profissionais de Arquitetura e Engenharia da Prefeitura de
Por que a assessoria de imprensa pode ser o diferencial estratégico para empresas?
Vivemos em uma era em que cada pessoa e empresa pode ser sua própria emissora de conteúdo. A comunicação está literalmente na palma das mãos, e com
Bem-estar Digital: o Novo Conceito de Bem-Estar
As pessoas estão cada vez mais buscando maneiras de alinhar sua saúde física e mental com a tecnologia que utilizam em seu cotidiano. O conceito de