Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

Ainda Há Médicos – Sacerdotes?


Humberto Pinho da Silva - Gente de Opinião
Humberto Pinho da Silva

Quando faleceu meu pai, Santos Lessa, escreveu, in: " Comércio de Leixões", de que era director: " Pinho da Silva há muito que estava doente, praticamente imobilizado, devido a erra medico. Na sua última missiva dizia-nos, talvez prevendo o desenlace para breve (que se verificou): " Estou cada vez mais doente da intoxicação que o médico me arranjou: estou quase "safo"; mas o coração?! Nem posso subir uma escada! Valha-me Deus!"-13/11/87

Não foi erro médico, como disse o jornalista, mas descuido. Eu explico:

Certo dia foi consultar o clínico. Aconselhou-o a tomar determinado medicamento que, a seu entender, era indicado para a idade.

Meu pai era avesso a remédios. Não o queria tomar, mas convenceram-no.

Decorrido semanas entumeceram-se as pernas. Leu a " literatura", nas contradições, dizia:" raramente afecta os rins.” (1 a 2 por 1000)

Avisou o médico, mostrou-lhe as pernas engrossadas; respondeu-lhe: "Não é nada grave".

Semanas depois, as pernas ficaram lustrosas e húmidas. O médico disse-lhe: " Não se preocupe, continue a tomar o medicamento."!

Receoso, consultou o urologista. Ao Vê-lo afirmou: " O senhor tem grave intoxicação medicamentosa. Recolha já ao hospital"

Outrora os médicos também erravam, mas alguns levavam a profissão como sacerdócio.

Quando entrevistei familiares de clínicos, para a secção: " Figuras Notáveis", no jornal onde era redactor, fiquei a conhecer que alguns médicos se erguiam de madrugada para acudirem a doentes. Entre eles recordo:

Ferreira Leite – Que após extenuante dia de trabalho, no hospital, chegava a casa com vontade de desligar o telefone, mas a consciência não lho permitia, Altas horas " tilintava", para acudir urgentemente a doente.

Pedrosa Júnior – Tinha lugar cativo no cinema próximo da residência (nesse tempo não havia telemóvel) para estar sempre disponível

Salvador Ribeiro – Verificando que o enfermo não tinha posses para adquirir o medicamento, deixava, muitas vezes, sob a receita, a quantia necessária

Rocha Paris – Que saia de casa para prestar assistência, gratuita, a miseráveis, que viviam na escarpa da Serra do Pilar.

Conversando com jovem médico sobre o assunto, respondeu-me: "Já não há necessidades de sacrifícios: há hospitais e clínicas..."

Agora entra-se na Faculdade para ganhar dinheiro. Não há, na maioria, vocação; o que se pretende é curso com saída e bem remunerado.

Ainda há, felizmente, quem não pense assim.

E então:" Fica – como disse Frei Luís de Sousa, – mau letrado o que fora bom sapateiro e não é bom soldado o que fora bom religioso." - " Vida do Arcebispo" – Lº1,CapII.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os restos mortais de Eça; pertencem ao estado ou á família?  (Continuação)

Os restos mortais de Eça; pertencem ao estado ou á família? (Continuação)

Também Manuel Tavares Vieira, na: " Tribuna Pacense", de 27/X/2023, ao comentar a trasladação, afirma: " Não se percebe muito bem esta súbita vontad

Ad Immortalitatem

Ad Immortalitatem

A partir da descoberta do fogo, os sapiens, neandertais e demais grupos primitivos passaram a se reunir em famílias e dessas reuniões foram surgindo

A maçã

A maçã

Existem muitas frutas nativas dos diversos continentes da Terra. Como exemplo, da Europa veio a ameixa, o morango e a pera. Da Ásia a manga, a jaca,

Caminito e Recoleta, dicas de Buenos Aires

Caminito e Recoleta, dicas de Buenos Aires

Caminito é uma rua-museu e um logradouro tradicional, ponto turístico, localizado no bairro de La Boca, na Cidade de Buenos Aires, Argentina. O lu

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)