Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

Reflexões Cirúrgicas (4)


Reflexões Cirúrgicas (4) - Gente de Opinião

O cirurgião é um ser que nasce fadado a fazer o bem através de seu ofício; se não o fizer como deve, não será um cirurgião de verdade.

 

***

 

A curva de aprendizado do cirurgião é continuada, só termina se deixar de exercer sua profissão.

 

***

 

Na vida de um cirurgião, noites insones e preocupações não são exceções.


***

 

Quando operei meus pai, mãe, esposa, filho e irmão, amainei meu emocional e deixei aflorar a minha porção cirurgião.

 

      ***

 

Se a dor física é abstrata, imagine a da alma.

 

***

 

Não destile seu desagrado com os planos de saúde em seus associados, que nada têm a ver com as dificuldades financeiras do seu plano de saúde.

 

***

 

Os cadáveres no IML revelam na morte as perguntas dos vivos.

 

***

 

Quanto maior a confiança do paciente no cirurgião, melhores serão os resultados das cirurgias por eles feitas.


***


O cirurgião se perpetua através do ensino cirúrgico aos mais jovens, mas também na gratidão daqueles que curou.

 

***

 

Ao despertar, me encho de felicidade por saber que outros dependem de minha ciência e arte para continuarem sua existência.


 ***


 Só abrace a cirurgia se for vocacionado, jamais por ganho financeiro.


***


 Após tantos anos de labuta, sinto-me muito feliz e, cada vez mais, entusiasmado com a cirurgia.


 ***


O ganho material deve ser consequência da ciência/arte, dedicação e do amor devotados aos pacientes, jamais sua razão maior para assisti-los.


 ***

 

A soberba do jovem cirurgião jamais ofuscará a experiência dos antigos.

 

 

* Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, Residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ de 1981 a 1983, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Cirurgião-Chefe do Complexo Hospitalar Central, Pós- graduado em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo IRCAD/UNICETREX e Membro da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os restos mortais de Eça; pertencem ao estado ou á família?  (Continuação)

Os restos mortais de Eça; pertencem ao estado ou á família? (Continuação)

Também Manuel Tavares Vieira, na: " Tribuna Pacense", de 27/X/2023, ao comentar a trasladação, afirma: " Não se percebe muito bem esta súbita vontad

Ad Immortalitatem

Ad Immortalitatem

A partir da descoberta do fogo, os sapiens, neandertais e demais grupos primitivos passaram a se reunir em famílias e dessas reuniões foram surgindo

A maçã

A maçã

Existem muitas frutas nativas dos diversos continentes da Terra. Como exemplo, da Europa veio a ameixa, o morango e a pera. Da Ásia a manga, a jaca,

Caminito e Recoleta, dicas de Buenos Aires

Caminito e Recoleta, dicas de Buenos Aires

Caminito é uma rua-museu e um logradouro tradicional, ponto turístico, localizado no bairro de La Boca, na Cidade de Buenos Aires, Argentina. O lu

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)