Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Gestão de marketing e os pequenos negócios


 Gestão de marketing e os pequenos negócios - Gente de Opinião

Para alguns, o marketing é colocar propaganda nas redes sociais, ou seja, publicar a foto de um produto que vende ou mesmo um vídeo da consumidora experimentando um vestido mais o preço.

A recordação daqueles painéis que existiam em algumas instituições é imediata. Nestes painéis as pessoas colocavam pequenos panfletos divulgando pensão, lavadeiras de roupa ou mesmo o disque amizade (famoso 145).

Pois bem, isto servia à época, mas não destacava ninguém, pois apenas atraia os interessados naquele serviço naquele momento. Quem queria se destacar e construir um relacionamento tinha de recorrer a outras estratégias.

Aí que entra um uso mais adequado das ferramentas de marketing, como as redes sociais. Além de divulgar produtos e serviços, você deve construir um relacionamento. Ok, mas como fazer isto?

Para isto, deve-se pensar as redes sociais como um veículo de comunicação próprio. Montar uma grade de publicações com um calendário de dias e os tipos de publicação. Podem ser dicas, tais como retirar maquiagem ou evitar fungos no imóvel e até mesmo comentários sobre notícias recentes.

Após a definição desta grade é fundamental conferir o alcance nos horários e dias publicados para trocar dias e horários para verificar se aumenta o alcance. Parece simples, mas muita gente não faz e acaba deixando de lado ao longo do tempo.

Por isto, uma consultoria de marketing pode ajudar na construção de uma estratégia e maneiras de mensuração. Sendo nas redes sociais ou no mundo real, off-line. De preferência juntando mundo digital e presencial com situações divertidas.

Aliás, falando em brincar. Juntando a primeira letra de cada parágrafo você consegue correlacionar a preocupação mundial de hoje com o maior objetivo de uma ação de marketing: acertar o alvo.

Gestor de consultoria de marketing em Porto Velho pelo Sebrae em Rondônia e autor dos livros: Injeção de ânimo: marketing sem contraindicação para o seu negócio (2018), Livro de mão da redação publicitária (2011) e Planejamento de campanha publicitária: o passo a passo que ninguém segue (2010)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porque vem crescendo o número de pessoas que querem ser cuidadas?

Porque vem crescendo o número de pessoas que querem ser cuidadas?

Atualmente notamos muitos pais que parecem terem perdidos as noções de tempo e espaço com relação ao entendimento e os limites da maternidade. Uma g

Brasil, as razões de um fracasso anunciado

Brasil, as razões de um fracasso anunciado

Recentemente, fui entrevistado, sobre, dentre outros assuntos, as razões de a população em situação de rua no Brasil ter aumentado mais de 25% entre

Pensando o carnaval

Pensando o carnaval

Todo humano quer ser livre e feliz. É natural que seja assim, pois Deus nos criou livres e para a felicidade eterna. Porém, o que poucos sabem é que

O STF de ontem e o de hoje

O STF de ontem e o de hoje

Formei-me em 1958 em Direito na FDUSP e desde o início da década de 60,quando cinco dos atuais Ministros ainda não tinham nascido, atuo perante a Su

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)