Conhecer plenamente os custos
envolvidos em qualquer negócio é essencial para a definição de uma
precificação mais assertiva dos produtos que serão colocados à venda. E
mesmo que os valores estabelecidos sejam bem aceitos
pelos consumidores, e a loja obtenha bom faturamento e lucro
satisfatórios, é possível que o estabelecimento ainda esteja bem abaixo
de seu potencial. Isso porque, nos dias de hoje, os preços se comportam
de forma dinâmica, e é preciso melhorar constantemente.
Essa melhoria contínua ficou mais rápida e simples com o advento de soluções baseadas em inteligência artificial que
possibilitam melhorar a performance nas vendas. Para quem duvida,
estudos de caso comprovam isso por meio do acompanhamento diário do
processo de comercialização, demonstrando um incremento entre 25% e 30%,
em curto espaço de tempo. E isso se deu quando a
inteligência artificial foi implantada, momento a partir do qual
foi possível comparar os resultados com os períodos em que todo o trabalho de precificação era manual.
As vendas diárias se tornam mais constantes
Em um dos levantamentos
realizados, foi constatado o crescimento de 27,8% no volume médio diário
de vendas do produto durante os primeiros 30 dias de uso da solução.
Tal comprovação aconteceu porque as vendas se tornaram
mais constantes e previsíveis. Por exemplo, o gráfico abaixo mostra que
as vendas estavam fracas, havendo um pico de vendas na semana da Black
Friday. Em situação normal, as vendas voltariam a cair logo depois da
data promocional. Porém, com a implantação
da IA (parte do gráfico em amarelo), as vendas se mantiveram altas e
constantes, ao contrário do que ocorria nas primeiras três semanas de
novembro.
As vendas aumentam sem prejudicar a margem
O melhor de tudo é que a
precificação dinâmica não prejudica a lucratividade da operação. Isso
porque as restrições de margem são parâmetros fundamentais para a
operação da inteligência artificial.
Com mais vendas, a loja obteve mais retorno financeiro. Antes, por ser
definido manualmente, o preço quase nunca era revisado, ficando na casa
dos R$ 34,99. A solução de inteligência artificial possibilitou
uma mudança de estratégia. Foram estabelecidos limites mínimos e
máximos de preços, entre R$ 30,99 e R$ 61,99. A partir dessa definição, a
própria solução passou a testar os diversos cenários e a indicar o
preço certo na hora certa. Ou seja, a precificação
foi sendo ajustada de uma forma mais assertiva e dinâmica conforme a
demanda, extraindo o máximo possível de rentabilidade do produto.
Para facilitar a compreensão, os
preços não devem ser compostos baseados apenas nos custos. Há outras
variáveis que devem ser consideradas. Por exemplo: é essencial saber
quanto o mercado está disposto a pagar por determinado
item ou, por outro ângulo, quantas pessoas estão dispostas a pagar X e
quantas desejam o produto, mas só aceitam pagar Y. Descobrir sem ajuda
da tecnologia é muito difícil. Com IA, no entanto, é possível
estabelecer um preço e, de acordo com a demanda, subir
ou baixar o valor num piscar de olhos.
Neste outro gráfico abaixo,
observamos o histórico de preços no período de 30 dias estipulado pela
solução tecnológica. Observe que, apesar de ficar determinado que o
valor máximo seria de R$ 61,99, em nenhum momento
o produto foi comercializado a esse preço. Da mesma forma, nunca ficou
parado no mínimo, de R$ 30,99. Isso porque a IA é capaz de avaliar os
mais diversos dados, como sazonalidade e previsão de demanda, aceitação
dos novos preços pelos consumidores, além da
meta para cobertura de estoque estabelecida em 60 dias.
E mesmo que em algum momento o
produto seja vendido a um valor menor do que na época em que a
precificação era manual, o faturamento e o lucro tendem a ser maiores
porque boa parte do estoque foi desovada a preços mais
atraentes para o vendedor. É que todo o dinamismo da IA permite
desenvolver e colocar em prática uma estratégia para não haver sobra nem
falta no estoque. Nunca falta o produto, o que frustraria o consumidor,
nem sobra, o que aumentaria os custos do dono da
loja.
O faturamento aumenta mesmo com eventuais reduções no preço
Por último, no gráfico abaixo,
observamos que houve aumento de 29,1% no faturamento ao longo dos
primeiros 30 dias de uso da solução em comparação aos 30 dias
anteriores.
Como se vê, a inteligência artificial é
um divisor de águas quando se trata de estratégias de pricing. Por
isso, determinar o preço certo na hora certa é tudo o que uma empresa
precisa para vender de forma constante e extrair o máximo de
rentabilidade dos produtos ofertados aos clientes.
---------------------------------------------------
*Ricardo Ramos é CEO e Fundador da Precifica, uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções
de pricing
Sobre a Precifica:
Criada em 2013, a Precifica é
uma empresa brasileira líder em soluções de pricing. Por meio de seus
serviços traduz o comportamento do mercado em informações precisas,
auxiliando varejistas, OTAs e Indústrias a tomar
as melhores decisões de acordo com a concorrência, consumidor e
demanda, definindo assertivamente sua estratégia de pricing. A companhia
também atende gestoras de fundos, possuindo soluções completas para o
monitoramento de dados primários do setor de e-commerce,
e consolidação em forma de índices e séries temporais modelados
especificamente para este setor.
A empresa monitora mais de 1
bilhão de data points mês, em mais de 1200 sites e possui mais de 1500
usuários em 6 países da América Latina. Para mais informações,
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)