Segunda-feira, 19 de dezembro de 2022 - 10h20
O mundo está em
constante mudança. Todos os dias nos deparamos com inovações que melhoram nosso
dia a dia em todas as áreas. O ser humano sempre encontra uma forma de tornar a
vida mais prática. E o Direito não poderia ficar de fora.
Muitos entendem a
área jurídica como um âmbito mais formal, clássico, que só se atualiza no que
diz respeito às leis, códigos de ética, entre outros. Todavia, uma onda
inovadora vem se instaurando nesse universo. Um bom exemplo é a digitalização
de arquivos, investimento em marketing digital e, claro, em legal design, que é
o futuro do Direito.
Mas, afinal, o que
é o Legal Design? Podemos definir como uma metodologia que transforma
documentos jurídicos, por meio de técnicas de Design, pautadas na experiência
do usuário, em ferramentas acessíveis. É sobre transformar um contrato, por
exemplo, em algo mais leve, acessível e legível, tanto para a empresa, quanto
para o cliente.
Imagine quantos
conflitos poderiam ser diminuídos só por ter um contrato mais organizado, com
ícones para exemplificar o que está sendo dito e sem juridiquês. Inclusive,
este último citado é uma das maiores preocupações quando falamos em legal
design. É preciso diminuir o juridiquês, ou seja, é preciso “traduzir” os
termos jurídicos para melhor entendimento dos documentos, e o legal design se
propõe a isso.
É fundamental ter
em mente que, muito mais do que o objetivo de democratizar o direito e traduzir
os jargões dessa área, o legal design demonstra profissionalismo por meio da
personalização. A partir do momento em que você transforma o documento jurídico
com o design, você demonstra que se importa com o cliente, com o receptor
daquela mensagem.
Por isso, alinha-se
o design à experiência do usuário, também conhecido como UX. Esta é uma área
que pensa não só no desenho do produto, mas também em sua funcionalidade. O
legal design não é apenas um documento bonitinho. A metodologia leva em
consideração o marketing da empresa e todas as estratégias propostas para
proporcionar ao seu público uma experiência positiva até mesmo em um documento
jurídico. E, com isso, o resultado é um cliente impressionado, satisfeito e
disposto a ler um contrato que, antes, provavelmente, não leria por achar algo
cansativo.
Vivemos em uma era
visual em que se preza, principalmente, pela aparência de tudo. O visual
encanta. O visual convence.
O futuro do direito
precisa estar alinhado com essa máxima. Sendo assim, o legal design chega como
solução no mundo do direito, inovando a forma como enxergamos todos os
documentos que são produzidos. Quanto mais organizado e agradável for seu
documento jurídico, melhor será a experiência do usuário e, por consequência,
maior será a credibilidade da empresa.
(*) Advogada
contratualista, especialista em Legal Design, criadora da Formação Completa em
Legal Design e Visual Law - Metodologia LDFD, pós-graduada em Direito e
Processo do Trabalho e pós-graduanda na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Site: https://gibrahim.com.br/bio/
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