Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Por que as empresas mais bem-sucedidas nunca param de ensinar?


Luiz Alexandre Castanha - Gente de Opinião
Luiz Alexandre Castanha

No mundo corporativo atual, as empresas mais bem-sucedidas sabem que o aprendizado contínuo é a chave para se manterem competitivas e a capacitação digital não pode ser algo pontual, mas sim um processo constante, incorporado à cultura organizacional. Quem investe em qualificação constante cria um ambiente mais dinâmico, onde os funcionários se sentem parte do crescimento e da evolução do negócio.

A diferença entre países que investem mais ou menos em treinamento é evidente. Nos Estados Unidos – segundo o estudo The State of the Industry: Talent Management – o investimento corporativo em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) chegam a US$1,2 trilhão, representando cerca de 6,5% do PIB. As empresas americanas investem, em média, 4,62% da folha de pagamento anual em T&D, enquanto no Brasil esse percentual é de apenas 2,11%. 

Além disso, os funcionários nos EUA recebem cerca de 33 horas de treinamento por ano, enquanto no Brasil essa média é de 23 horas. O impacto desse investimento se reflete na competitividade do mercado e na inovação constante. Esse diferencial coloca as empresas americanas à frente em adaptação às mudanças tecnológicas, novas demandas de mercado e aprimoramento de processos.
  
Empresas que entendem a importância da capacitação contínua já estão colhendo os frutos. Algumas iniciativas de sucesso no Brasil incluem: 

· Consultoria e Petróleo: um programa digital foi criado para ajudar profissionais da indústria petrolífera a compreender melhor as operações em plataformas e a lidar com questões de segurança. Esse treinamento, altamente interativo, aborda desde conceitos técnicos até simulações virtuais de situações de risco, permitindo que os trabalhadores aprendam sem precisar estar fisicamente nas instalações. 

· Varejo: uma grande rede varejista brasileira desenvolveu treinamentos em vídeo para melhorar as técnicas de vendas. O conteúdo, altamente dinâmico, apresenta os diferenciais dos produtos em relação à concorrência, oferecendo um material prático para que os vendedores possam aplicar no dia a dia. A abordagem não só aumenta o conhecimento dos colaboradores, como também fortalece o posicionamento da marca no mercado. 

· Logística: uma empresa de origem alemã investe em um programa de aprendizado imersivo para treinar funcionários sobre estratégias de envio internacional e operação segura de equipamentos de armazém. O programa inclui módulos interativos, realidade aumentada e cursos práticos, garantindo que os trabalhadores tivessem uma formação sólida para lidar com os desafios do setor logístico, minimizando erros e aumentando a produtividade. 

· Agricultura: uma fabricante global de equipamentos agrícolas aposta em treinamentos online para ensinar o uso de drones e sistemas de agricultura de precisão. A empresa desenvolveu um sistema de aprendizado remoto que permite que os trabalhadores entendam o funcionamento dessas tecnologias antes de aplicá-las no campo. 

A aposta no aprendizado contínuo não é apenas uma estratégia de desenvolvimento de talentos, mas um investimento no futuro do próprio negócio. Funcionários bem treinados adquirem competências técnicas e comportamentais que aumentam a produtividade e a qualidade do trabalho. 

Já as empresas que investem no desenvolvimento profissional tendem a reter talentos, reduzindo a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores. 

O mercado está em transformação acelerada, e a única forma de acompanhar essa evolução é garantir que o conhecimento se renove na mesma velocidade!
 

*Luiz Alexandre Castanha, administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à educação, coautor do livro “Olhares para os Sistemas” e é CEO da NextGen Learning. Mais informações no site.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que a assessoria de imprensa pode ser o diferencial estratégico para empresas?

Por que a assessoria de imprensa pode ser o diferencial estratégico para empresas?

Vivemos em uma era em que cada pessoa e empresa pode ser sua própria emissora de conteúdo. A comunicação está literalmente na palma das mãos, e com

Bem-estar Digital: o Novo Conceito de Bem-Estar

Bem-estar Digital: o Novo Conceito de Bem-Estar

As pessoas estão cada vez mais buscando maneiras de alinhar sua saúde física e mental com a tecnologia que utilizam em seu cotidiano. O conceito de

Starlink fornecerá internet gratuita em 2025

Starlink fornecerá internet gratuita em 2025

Funcionamento da StarlinkNo Brasil, em sua grande maioria, a conexão à rede mundial de computadores é feita via fibra óptica ou cabos. Por outro la

E se ocorresse um desastre nuclear nas usinas de Angra?

E se ocorresse um desastre nuclear nas usinas de Angra?

O complexo nuclear formado pelas usinas Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (obra paralisada), na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), de propri

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)