Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020 - 17h55
Com pesar tomei conhecimento dia 13.02.2020, do passamento do grande mestre de direito penal, renomado professor Damásio de Jesus.
A advocacia brasileira está de luto. Ele foi um grande causídico de reconhecimento internacional, de largo saber jurídico, criou novos parâmetros para a atuação na Justiça Criminal, portador de cultura inexcedível, e de um conjunto de caracteres invejáveis, que honrou a advocacia como ninguém.
A propósito, sua militância profissional e em defesa das instituições, do ensino jurídico, constituem indubitavelmente, um grande capítulo relevante da formação do Estado Democrático do Direito em nosso país.
Ele não precisou submeter à escravidão moderna, à excrescência do fraudulento, famigerado caça-níqueis exame da OAB,uma chaga social que envergonha o país dos desempregados, para se tornar famoso.
Isso significa dizer que um grande professor e jurista, se faz ao longo de duras lides forenses e não ser obrigado a decorar cerca de 181 mil leis.
Trata-se de uma perda irreparável para advocacia e merece ser galardoado “in-memorian” pelo Presidente República Jair Bolsonaro, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil), pelos relevantes serviços prestados ao país.
Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o Professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável. Descanse em paz Professor Damásio de Jesus, vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou à advocacia brasileira Que o seu legado seja motivo de ânimo e júbilo para a advocacia e para a Justiça.
Vasco Vasconcelos, escritor, jurista e abolicionista contemporâneo Brasília-DF
Quem nunca viveu algum tipo de desconforto na mesa de um restaurante? Sabemos que existem profissionais que operam na linha de frente do atendimento
Distribuição da água, coleta e tratamento do esgoto rumo a privatização em Pernambuco
Virou palavrão falar em privatização, depois das promessas não cumpridas com a privatização da distribuidora de energia elétrica, a Companhia Energé
Recomeços: como traçar sua melhor jornada para 2025
Sempre há tempo de recomeçar, porém o Ano Novo é um período no qual geralmente as pessoas dão uma parada para reflexões que nos trazem mais uma chan
Gastança, a praga moderna que atrasa o Brasil
No século XIX, o pesquisador francês August Saint-Hilaire (1779-1853) ficou espantado com a ação devastadora das formigas cortadeiras no Brasil, ati