Segunda-feira, 17 de abril de 2023 - 15h25
Os conflitos fazem parte da natureza
humana. Cada um tem um modo de pensar e, com isso, é comum acontecerem
oposições de ideias. Incompatibilidades na vida pessoal já são complicadas,
imagina quando elas acontecem na vida profissional? Nesses casos, cabe ao
gestor entender e saber gerir da melhor forma, e com equilíbrio, os
desentendimentos para minimizar os impactos.
É fundamental saber lidar com a situação.
Isso é o que define se o momento será prejudicial ou benéfico aos envolvidos.
Situações conflituosas, se bem administradas, podem apresentar oportunidades de
crescimento, mudanças e aprendizado. Como gestor em Educação, lido com diversos
interesses: de professores, colaboradores, de políticas governamentais,
interesses dos alunos, dos pais dos alunos e interesses nossos.
Vale lembrar que impasses e
discordâncias são normais entre pessoas. Porém, em uma instituição, devemos
estar atentos e identificar quando esse tipo de situação demanda uma ação mais
incisiva dos gestores.
A melhor prática é sempre a
prevenção. Buscando prevenir conflitos, sempre indico que a comunicação interna
esteja aberta, que sempre existam feedbacks contínuos e empáticos, que os
líderes sejam inspiradores e mediadores, que a cultura organizacional seja
positiva e que exista cuidado com o bem-estar dos colaboradores. Outra forma
muito eficaz é dar autonomia para as equipes. Assim, elas acabam tendo mais
diálogo e resolvendo conflitos entre si.
Devo reforçar algo que parece óbvio,
mas lembre-se que cada situação vai exigir uma abordagem específica para a
resolução de conflitos e existirão momentos em que o líder será chamado. Nesse
momento o gestor deve ter conhecimento dos fatos, ouvir os envolvidos,
deixá-los à vontade para falar e expor suas opiniões, além de identificar
soluções que sejam equilibradas e justas para todas as partes.
Na gestão de conflitos deve haver
imparcialidade. Aliás, esse é um pré-requisito para que a mediação funcione.
Não basta o líder ser imparcial, ele precisa ser visto como imparcial. Além
disso, a gestão de conflitos é o processo em que um gestor atua na mediação de
cenários onde há divergência entre duas ou mais pessoas dentro de uma empresa.
O mais importante e o maior desafio
nesse momento é escolher a melhor estratégia de resolução para cada caso,
levando em consideração o que for importante, escutando todas as partes e sendo
empático com elas. Quando você busca aumentar os efeitos construtivos e
minimizar os destrutivos, promovendo o bem-estar entre as pessoas e o desenvolvimento
da organização, você se torna um gestor que sabe resolver conflitos e
conquistar o respeito da equipe e dos envolvidos.
*Leonardo Chucrute é Gestor em
Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de
livros didáticos.
Quem nunca viveu algum tipo de desconforto na mesa de um restaurante? Sabemos que existem profissionais que operam na linha de frente do atendimento
Distribuição da água, coleta e tratamento do esgoto rumo a privatização em Pernambuco
Virou palavrão falar em privatização, depois das promessas não cumpridas com a privatização da distribuidora de energia elétrica, a Companhia Energé
Recomeços: como traçar sua melhor jornada para 2025
Sempre há tempo de recomeçar, porém o Ano Novo é um período no qual geralmente as pessoas dão uma parada para reflexões que nos trazem mais uma chan
Gastança, a praga moderna que atrasa o Brasil
No século XIX, o pesquisador francês August Saint-Hilaire (1779-1853) ficou espantado com a ação devastadora das formigas cortadeiras no Brasil, ati