Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Cães são excelentes companheiros na prática de atividades



Cuidados com a saúde do cão são necessários antes de introduzi-lo nos exercícios. Para conduzir os animais sem riscos de sufocamento e traumas no pescoço, guias retráteis são as mais indicadas

Companheiro em todos os momentos, o cachorro é um excelente aliado para quem quer praticar atividades físicas. Se exercitar ao lado do amigo de quatro patas já é tendência mundial, tanto que hoje já existem competições (inclusive no Brasil) em que donos e cães podem correr juntos. Ainda que alguns cuidados com o pet sejam necessários, como o volume de treino e a intensidade, a energia e a alegria do cão fazem qualquer pessoa deixar a preguiça de lado e se render a caminhadas, corridas, natação e até mesmo atividades mais radicais, como andar de skate ou pegar uma onda.

“O primeiro passo para iniciar qualquer atividade física com o bicho de estimação é levá-lo para uma avaliação com o veterinário, para saber se há restrições cardiovasculares ou ortopédicas”, instrui o veterinário Julio Miguel Fernandes, do Amigos DDC – Centro de Bem-Estar Animal. É recomendável um treinamento escalonado, evitando horários quentes e exercícios logo após a alimentação. Segundo o especialista, os animais mais velhos ou obesos não estão proibidos, mas precisam de mais cuidados: só devem ser expostos a atividades leves, como caminhadas em locais planos, sem muito esforço.  “A exceção são os cães que sempre foram atletas e perderam o rendimento com o passar dos anos, mas podem continuar com os exercícios de acordo com sua rotina”, comenta Fernandes.

Assim como a prática de exercícios é benéfica para a saúde do homem, proporcionando condicionamento físico e qualidade de vida, para os cães não é diferente. “Quando as atividades são feitas ao ar livre, promovem estímulos visuais e olfativos para os pets e ajudam na socialização do animal”, explica o veterinário. Além disso, a relação do dono com o bichinho fica mais forte com os passeios e treinos, que podem ser completados com brincadeiras.


Guias retráteis permitem mais liberdade e segurança durante as atividades com o cão

Para os donos que já se exercitam com o pet ou pretendem incluí-lo nas atividades físicas, as guias retráteis são ideais para conduzir o animal. Com fitas que podem chegar a 8 metros de comprimento, o acessório diminui os riscos de sufocamento e traumas no pescoço, que podem ocorrer com as guias comuns quando o cão acelera o passo e o dono não consegue acompanhar.

Para o melhor uso da guia retrátil, recomenda-se que o dono escolha o produto adequado de acordo com o tamanho e temperamento do cão. “A guia flexi, por exemplo, foi desenvolvida de acordo com características específicas de cada animal, como o tamanho e o peso”, explica Manfred Bogdahn, inventor da guia retrátil e presidente da flexi, marca 100% alemã e  especialista no conceito de trazer liberdade e segurança aos passeios com os amigos de quatro patas. “E devido ao moderno sistema de molas e travas, é possível enrolar e desenrolar a guia, ajustando o tamanho da fita de acordo não apenas com o porte do pet, mas com o local e situação”, completa Bogdahn.

Usando uma guia retrátil, o dono pode usar o botão de trava a qualquer momento e impedir que o animal corra sem controle.

 

Raças e atividades físicas

Cães como beagle, pastor alemão, labrador, akita, golden retriever, e até raças menores, como border collie e fox terrier,  são muito ativos e aptos para atividades físicas ao lado dos donos. Os pets podem participar de caminhadas, corridas e até de esportes mais radicais.

Já os cães de companhia costumam ser mais sedentários e precisam fazer exercícios moderados. Pug, bulldog inglês, yorkshire, shitzu e pinscher são exemplos de bichinhos com pouca aptidão para esportes.

Nem todas as pessoas têm muito tempo livre para praticar exercícios com o bichinho, mas um treino diário, de 30 minutos, faz bem e deixa todos felizes e em forma.

Sobre a flexi Guias Retráteis

Com a proposta de dar mais liberdade e mobilidade aos passeios dos animais, sem abrir mão da segurança, conforto e design, o alemão Manfred Bogdahn inventou em 1972 as primeiras guias retráteis para cães e gatos no mundo. Famosa pelo investimento em tecnologia e know-how, a flexi mantém toda a sua linha de produção na Alemanha, onde cerca de 350 colaboradores trabalham na fábrica que ocupa uma área de 15 mil metros. Tudo isso para garantir qualidade e excelência ao produto. Com uma fabricação de milhões de guias anualmente, a fabricante é líder mundial e especialista no segmento de guias retráteis.

Renomada por seu pioneirismo e tradição, a marca coleciona prêmios e reconhecimento internacional por fabricar produtos que garantem a qualidade e durabilidade. Em 2010, foi declarada a "Marca do Século" pelo livro "Brands of the Century” - na edição “German Standards” -, ao lado de marcas como Nívea e Volkswagen, além de ter recebido também o prêmio “Hidden Champions”. A mais recente conquista da flexi foi o “Dogs Award 2013”, evento realizado pela maior revista do segmento pet na Europa, que reconheceu a excelência da guia Neon.

A flexi Guias Retráteis  tem em seu DNA a inovação, uma qualidade incorporada ao seu espírito de pioneirismo, que revolucionou o mercado do gênero a partir de 1972, já que, entre os avanços de ordem tecnológica,  foi a primeira fabricante do mundo a lançar uma linha de guias retráteis decoradas à mão com cristais Swarovski e uma específica, única do gênero no setor, feita de couro de cabra.
 

Sobre o Amigos DDC - Centro de Bem Estar Animal

Idealizado pela empresária Luciana Scaramuzza, o nome do espaço traz a sigla de “Dog Day Care”, que em português representa justamente a proposta da empresa: manter um espaço para os cuidados diários para cães de forma personalizada.

Localizado em Perdizes, em São Paulo, o espaço tem o conceito inovador de promover ao animal uma extensão de sua casa. O Amigos DDC dispõe de serviços de Creche Canina, Hotel especializado para cães e gatos, Centro estético animal com especialidade em Canídeos e Felinos, pet boutique e Clínica de reabilitação veterinária.

Fonte: Amigos DDC

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

A linguagem corporal e o medo de falar em público

A linguagem corporal e o medo de falar em público

Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)