Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Cyberbullying um problema cada vez mais frequente entre usuários


Cyberbullying um problema cada vez mais frequente entre usuários - Gente de Opinião

Sônia Maria dos Santos Araújo é bibliotecária, especialista em gestão de pessoas e mestre em ciências da educação com o tema cyberbullying. Reside em Palmas, Tocantins, e atua como palestrante e no desenvolvimento de projetos com o referido temaEscreve no Recanto das Letras e no seu blog empatianacuca.com.br.

Dentre as diversas palestras ministradas, destacam-se aquelas do Colégio Militar de Palmas e do IFTO – Campus Palmas e Campus Gurupi (TO).

Não menos interessantes são seus artigos publicados no Blog da Roberta Tum e Conexão.to.

Seus principais passatempos são a leitura, a música (Belchior, Elis Regina, Mercedes Sousa), bem como as caminhadas diárias, as aulas de pilates e ver as araras.

“Decidi que, como educadora, precisava atuar no sentido de coibir tais atitudes, pois o sofrimento da vítima é muito grande.
 

Boa Leitura!

Escritora Sônia Maria, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que é cyberbullying?

Sônia Maria - O cyberbullying começa com um boato nas redes sociais até chegar a uma perseguição que ultrapassa o mundo dos teclados e vai para o universo físico, numa perseguição sem fim. A vítima tem sua imagem denegrida, via comentários dos autores e espectadores, nas 24horas do dia e nos 7 dias da semana. Essa prática não se restringe ao ambiente escolar e causa muito medo, pois a vítima não sabe como, quando ou de quem se defender.

É uma evolução das antigas pichações, feitas nas paredes das escolas, que após lidas, causavam risos e comentários entre os estudantes, mas o acontecido ficava entre eles e logo caía no esquecimento. Hoje, não! Qualquer acontecimento é filmado, alterado e postado na internet e redes sociais. Dentre as modalidade de cyberbullying existem o happyslapping (bofetada feliz); o sexting (sexo + texto), que acontece quando uma relação amorosa termina; e o cyberstalking (ciberperseguição) no qual o autor cria perfis falsos para perseguir a vítima via difamação, ameaças e falsas acusações. O cyberbullying é muito cruel, pois ataca o que há de mais importante na vida do adolescente: a sua imagem.

 

O que a motivou a escrever o livro “Cyberbullying: palavras e imagens que trazem sofrimento!”?

Sônia Maria - O principal motivo foi quando conheci uma vítima de cyberbullying. Era um adolescente que trabalhava comigo como bolsista. Ele sempre contava algo da escola, mas não naquela tarde. Percebi que seus olhos estavam avermelhados, era visível que havia chorado. No final do expediente, perguntei a ele se estava tudo bem. Então ele me falou dos problemas familiares e disse que os colegas haviam ampliado e divulgado sua foto ressaltando as espinhas de seu rosto. Certamente que os problemas familiares o incomodavam, mas a grande preocupação ou tristeza era ser uma vítima de cyberbullying. Sua maior dor estava na atitude dos colegas. Decidi que, como educadora, precisava atuar no sentido de coibir tais atitudes, pois o sofrimento da vítima é muito grande.

 

Quais temáticas estão sendo abordadas nesta obra literária?

Sônia Maria - O livro aborda a comunicação, a família, primeira referência social do indivíduo. É na família que são construídos os valores a serem seguidos na vida adulta. Aborda a escola, responsável por dar prosseguimento a esses valores, bem como os diversos papéis que ela necessitou “abraçar”. Isto porque o “educar” dos tempos atuais exige bem mais do que ensinar números e letras. Aborda a multidisciplinaridade, o pertencimento e também a resiliência, necessária não só aos adolescentes, mas a todos nós. Sugere as artes (teatro, música, filme, poesia) como uma forma prazerosa de se trabalhar essa problemática, além de um Programa Antibullying, necessário em toda e qualquer escola.

Clique no link abaixo para ler entrevista completa:

http://portalliterario.com/entrevistas/entrevistas-brasil/504-cyberbullying-um-problema-cada-vez-mais-frequente-entre-usuarios 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agradecimento a ti mulher em todas as tuas expressões

Agradecimento a ti mulher em todas as tuas expressões

Mulher-Aurora-MarMulher, que fazes metade da humanidadee criaste a outra meia com teu ventre de luz,que em todos os dias do ano sejas celebrada,não só

Reflexão política em tempos de Quaresma

Reflexão política em tempos de Quaresma

Por uma Nova Política de Verdade: Poder sem Violação da Verdade Apresento aqui uma citação do filósofo Michel Foucault, do seu livro  “Microfísica

Coluna da Hora – pedágio na br-364, carnaval, blocos, detran e outros assuntos abordados pelo jornalista Géri Anderson

Coluna da Hora – pedágio na br-364, carnaval, blocos, detran e outros assuntos abordados pelo jornalista Géri Anderson

BR - 364 COM PEDÁGIO?Será que vale mesmo a pena privatizar e favorecer somente a empresa vencedora do leilão nesses primeiros 4 anos? Pra quê pagar

Entrega à inciativa privada o que não funciona no governo que os caras resolvem

Entrega à inciativa privada o que não funciona no governo que os caras resolvem

O senador Confúcio Moura foi bastante criticado nas redes sociais por ter apoiado a privatização da BR-364. Discordo de algumas falas e atitudes do

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)