Quarta-feira, 16 de maio de 2012 - 20h15
Em homenagem aos cem anos da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, o entrevistado do Papo News desta semana é Dionísio Shockness, que nesta sábado (19/05) comemora 90 anos de idade com uma saúde e lucidez invejáveis.
Seus pais, Charles Nathaniel Shockness com apenas 25 anos, e sua esposa Catherine Thomas Shockness, chegam a Porto Velho em maio de 1910. O patriarca da família foi contratado pelos ingleses na Ilha de Granada, para trabalhar como marceneiro na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Pioneiro da construção da ferrovia, Charles Shockness constituiu em Porto Velho uma numerosa família de 10 filhos entre os quais, Dionísio Shockness que, aos 12 anos, a revelia do pai, foi pedir emprego na direção da ferrovia, sendo admitido como aprendiz depois de trabalhar de graça por três meses.
Durante 36 anos de vínculo empregatício com a EFMM, Dionísio trabalhou praticamente em todas as funções: aprendiz, artífice de mecânico, foguista, ajudante de maquinista, maquinista, chefe de armazém, dentre outras, até sua aposentadoria em 1969.
Com a parca aposentadoria que obteve, Dionísio foi obrigado a continuar trabalhando para poder formar os filhos. Sua experiência em mecânica e hidráulica lhe possibilitou um contrato na CAERD, em 1974.
Em1980, Dionísio Shockness foi lembrado pelo governo Jorge Teixeira quando da formação de uma equipe composta para trabalhar na restauração turística do trecho de 25 KM da EFMM, entre Porto Velho e Cachoeira de Teotônio. Após a reativação, Dionísio exerceu também os cargos de Administrador da Estrada de Ferro e Diretor do Museu da EFMM.
Na entrevista ao Papo News, ele se declara um homem abençoado por Deus e realizado, ao festejar com a família e os amigos, neste sábado, 90 anos de idade. Acompanhe a entrevista com Dionísio Shockness no programa que vai ao nesta sexta-feira, às 11:00 horas na Record News, canal 58, e no sábado, às 12:30 horas, na TV Candelária, canal 11, com transmissão via satélite para todo o estado. Apoio cultural da Santo Antônio Energia.
Fonte: Sérgio Mello
Pensar grande, pensar no Brasil
É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da
A linguagem corporal e o medo de falar em público
Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu
Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados
O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se
Zumbi dos Palmares: a farsa negra
Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image