Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

ELEIÇÕES: O sintero e a ditadura...



No próximo dia 06 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Rondônia, SINTERO, realizará a eleição para sua Diretoria Executiva e para as Diretorias Regionais. A expectativa neste ano é que mude alguma coisa na estrutura do sindicato, já que o mesmo grupo se reveza na direção da entidade há quase 30 anos.

O grupo que administra o SINTERO é formado por diversas pessoas que praticam sindicalismo partidário e faz tempo que o sindicato da educação não pratica o sindicalismo educacional; são as mesmas pessoas agindo para manter ações nitidamente partidárias, deixando de lado o debate educacional. Por causa disso, muitas pessoas já se desfiliaram e querem ficar muito distante do sindicato, enquanto as demais somente ficam sabendo de atos do sindicato quando a imprensa publica alguma coisa.

Embora o SINTERO tenha mais de 20 mil filiados, o sindicato não possui um sistema transparente de divulgação de seus atos, ninguém sabe quanto o sindicato arrecada e vários de seus diretores tornaram-se profissionais do sindicalismo. O portal que o sindicato possui serve apenas para publicar aquilo que interessa aos diretores, sendo que os milhares de filiados não têm direito sequer de saber qual a estrutura do sindicato.

Somente poucos dias atrás, depois de muitas reivindicações de filiados que não admitem a forma como o sindicato é administrado, a Diretoria resolveu publicar o estatuto do sindicato no portal do SINTERO, possivelmente porque neste ano acontece a eleição da diretoria. Neste ano também, alguns dos diretores resolveram visitar alguns municípios, embora eles tentem esconder um dos principais membros da Diretoria, o ex-deputado Nereu Klosisnki, que foi acusado pelo Ministério Público de Rondônia de desviar quase 200 mil reais da Assembléia Legislativa de Rondônia, quando ocupou o cargo de deputado. Nereu foi condenado pela Justiça de Rondônia, acusado de corrupção no chamado escândalo da “Folha Paralela” a cumprir 5 anos e nove meses de prisão, conforme consta no processo número 0005782-05.2010.8.22.0501 Tribunal de Justiça de Rondônia.

Sempre que outras pessoas tentam formar alguma chapa para disputar as eleições do SINTERO, as dificuldades encontradas são inúmeras porque o grupo que domina o sindicato há quase 30 anos coloca todo o tipo de empecilho, além de fazer sempre um jogo muito baixo contra os que ousam disputar a eleição. Para o grupo de Nereu Klosinski, somente eles têm o direito de administrar o sindicato e as propostas apresentadas em períodos de eleições do sindicato são sempre as mesmas, além do uso da estrutura do SINTERO contra seus próprios filiados que formam chapas de oposição.

Este ano não é diferente. Nereu Klosinski novamente está comandando o grupo na campanha, prometendo resolver velhos problemas, como sempre foi feito. Entre os velhos problemas que o grupo promete resolver está a transposição dos servidores públicos de Rondônia que há anos vem servindo de objeto de campanha pelo grupo de profissionais do sindicalismo que domina o SINTERO. Outra promessa feita pelo grupo de Nereu é o pagamento de Licença – prêmio dos servidores, mas no ano de 2011, eles prometeram que todos receberiam suas licenças. Foram raros os servidores beneficiados com esse direito. Apenas diretores do SINTERO e alguns de seus aliados receberam o benefício.

Por todos esses motivos, e muitos outros, está na hora de mudar a diretoria do SINTERO. Este ano, diversos filiados trabalharam duro para montar a CHAPA 02, que disputa a eleição contra o grupo que está no poder há quase 30 anos. Entre as propostas da CHAPA 02 está a criação do Portal da Transparência, para publicar de maneira clara a arrecadação e os gastos da Diretoria, fato que não acontece hoje. Além disso, a CHAPA 02 pretende regionalizar o atendimento jurídico, facilitando a vida de todos os filiados que atualmente não recebem nenhum atendimento jurídico do SINTERO e todas as vezes que precisam desse tipo de serviço acabam pagando outros advogados, já que não há diferença entre os valores cobrados pelo advogado do SINTERO e por outros profissionais do Direito.

Apenas para citar um exemplo, a Diretoria do SINTERO, liderada pelo ex-deputado Nereu Klosinski, visitou os municípios de Rondônia poucos meses antes do registro de chapa para a eleição, dizendo que para fazer ação na Justiça, solicitando a inclusão dos servidores até o ano de 1991 no Processo de Transposição, os servidores pagariam, além dos percentuais propostos pelos diretores e o advogado do sindicato, o primeiro salário, em caso de ganhar a ação, numa prova clara de que o SINTERO não protege seus filiados.

Com tantos problemas, realmente parece claro que está na hora de os filiados do SINTERO refletirem sobre os dirigentes que querem, mesmo porque a chapa 02, que hoje disputa a eleição contra os jurássicos dirigentes, é formada de pessoas que merecem toda a confiança dos filiados e que têm a condição de tentar mudar algumas coisas. Caso contrário, tudo indica que o SINTERO continuará por décadas e mais décadas usando seus filiados apenas para pagarem a contribuição sindical, sem ter sequer o direito de saber como são gastos os suados recursos que saem do bolso de cada filiado. Esse sindicato está distante de ser chamado de sindicato da educação...Tenho dito!

FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual e Articulista

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A concessão de abono natalino a servidores públicos

A concessão de abono natalino a servidores públicos

Pessoalmente, não vejo nenhum problema no pagamento de abono natalino a servidores públicos, desde que seja autorizado por uma lei, apesar de muita

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)