Sexta-feira, 28 de novembro de 2014 - 08h11
Entre os dias 11 e 13 de novembro de 2014, foi realizada a oitava edição da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR - Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP, Brasil. Esta edição recebeu um número 5,3% maior de visitantes do que o evento de 2012. “Foram mais de 15.250 profissionais de todo o mundo, com destaque para a América do Sul”, disse Simone Martins Souza, diretora do Grupo ArtSim, responsável pela organização do evento.
Para a exposição, cerca de 300 empresas expuseram seus produtos e tecnologias, sendo 34% de outros países como China, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Inglaterra, Turquia, França, Japão, entre outros. As empresas expositoras mostraram matérias-primas e equipamentos para a fabricação de peças em composites, poliuretano e plásticos de engenharia, e o grande destaque deste ano foi o expressivo aumento de exposição de produtos acabados, com a participação de importantes empresas como Fastplast Automotive, Termobras, Pultrusão do Brasil, Piatex, MMolde, Acústica São Luiz, Stratus, Pilar Fibras, Blitz, TG Fiberglass, Rust, Amecon, Fibromix, Dimitry Design, Ancel, Pool Postes, EBC Composites, Bigarello, Lupatech, Protec SP, Bike Design, PFG, Walglass, Campion, Stilo Clean, Carbox Racing, Ecox, Brasil Composite, Centro Pernambucano de Design, Resinar, Festool, Escale, Ichtus, Coppi, Ricardo Costa Artes Plásticas, Serplac, Vidy, entre outros.
Paralelamente, as 114 palestras técnicas ministradas nos Congressos Internacionais e Painéis Setoriais reuniram um público de 3.068 profissionais (número 18% superior a 2012). A segunda edição do Congresso SAMPE BRASIL (Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos) contou com apresentações de personalidades e especialistas como Bruno Senna, Paulo Lage (Airbus), José Maria Fernandes Marlet (Embraer), Jorge Nasseh (Barracuda), Odair Teixeira (Bmeister), André Oliveira (Reichhold), entre vários outros nomes de grande importância de empresas e instituições nacionais e internacionais. O Congresso Internacional de Composites trouxe palestras sobre aumento de lucratividade e produtividade, com interessantes temas apresentados pela Dow, Ibcom, Technobell e Devolva, e sobre novidades técnicas e mercadológicas, com apresentações da Petrobras, Reliant, Unnigel, KraussMaffei e Coriolis. Nos dois dias do Congresso Internacional de Poliuretano, as novidades tecnológicas foram apresentadas pela Huntsman, Dow, PNUD, Silquim, ICL, Cannon, H&S Anlagen, Ube e Vilar Consultoria, que abordaram o que há de mais novo e avançado para a fabricação de peças em poliuretano. As novidades do Congresso de Plásticos de Engenharia foram apresentadas pela Ube, Celanese, 3M e Radici.
Para complementar o conteúdo técnico, foram realizados os Painéis Setoriais (seminários), que abordaram diversos mercados como Náutico, Isolamento Térmico, Automotivo, Construção Civil, Energia Eólica, Ambientes Agressivos, Aeroespacial, Nanotecnologia e Espumas Flexíveis, com participação de empresas nacionais e internacionais: Barracuda, Texiglass, Reichhold, NovaScott, CCP Composites, Sworl, BASF, Solvay, MCassab, Bayer, Comissão de Poliuretanos da Abiquim, Dow Brasil, DuPont, 3M, Jushi, Univar, Celanese, Huntsman, Victrex, Toho Tenax, ESI South America, CPIC Fiberglass, Reliant, Hennecke, Evonik, Purcom, CiaImper, Ibcom, Ipol, Kaneka, UFABC, Hekol Adesivos e Lagos.
Outro evento simultâneo, as demonstrações técnicas (fabricação e reparo de peças ao vivo) mostraram diversas tecnologias como aplicação de poliureia, processo Flex Molding, aplicações de manta Zhenshi em processo RTM, e Técnicas de fabricação e reparo em laminados através de bolsa de vácuo e cura à quente com o “Heatcon Hotbonder”.
Entre os destaques da edição de 2014 da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR estavam o Desafio Acadêmico SAMPE, o curso Durabilidade dos Compósitos do Ibcom, e as sessões técnicas de Reparo de Composites e Infusão da SAMPE. O Desafio Acadêmico em Composites 2014, realizado pela SAMPE, visou a introdução do tema pontes em material composites no meio acadêmico brasileiro. O vencedor geral do I Desafio Acadêmico SAMPE Brasil foi o Centro Universitário da FEI. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto Mauá de Tecnologia venceram também em suas respectivas categorias. O curso Durabilidade dos Compósitos, ministrado pelos especialistas do Ibcom-Instituto Brasileiro de Composites (Antonio Marmo, Francisco Carvalho e Antonio Carvalho), detalhou os conceitos de durabilidade com apresentação de exemplos numéricos. Abordou temas como os Mecanismos de deterioração, e Como estimar a vida funcional e vida estrutural. As sessões técnicas Reparo de Composites e Infusão, apresentadas por Scott Beckwith, diretor técnico da SAMPE Global, reuniram cerca de 100 participantes.
Com o objetivo de oferecer aos seus clientes e visitantes um novo exemplo de empreendedorismo, a VI Fiberglass viabilizou um encontro com Oscar Schmidt, considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos. Logo após sua apresentação, Oscar Schmidt entregou os troféus aos vencedores do Prêmio Excelência em Composites. Durante a FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014, também foram realizadas as cerimônias do Prêmio Excelência em Poliuretano e Prêmio Excelência em Plásticos de Engenharia.
Este evento foi patrocinado pelas empresas Jushi, Bayer, Transtécnica,Texiglass, Reichhold, Huntsman, MCassab, Purcom, Bandeirante Brazmo, Amino, Abcol, MVP, VI Fiberglass, NovaFiber, Ube, Univar, ChemTrend e Redelease, e contou com o apoio técnico da Almaco, Sampe Brasil e Comissão de Poliuretanos da Abiquim. Mais informações sobre as tecnologias disponibilizadas por estas empresas ou por qualquer uma das empresas expositoras pode ser encontrada no site www.feiplar.com.br (veja também o catálogo de visitação) ou email: jornalista@artsim.com.br. A próxima edição da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR acontecerá em novembro de 2016.
A concessão de abono natalino a servidores públicos
Pessoalmente, não vejo nenhum problema no pagamento de abono natalino a servidores públicos, desde que seja autorizado por uma lei, apesar de muita
25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril
A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido
Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal, enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã
Pensar grande, pensar no Brasil
É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da